As secretárias de Estado da Modernização Administrativa e da Igualdade assinalaram hoje, na Loja do Cidadão em Coimbra, a entrada em funcionamento do balcão único ‘Vamos ter uma criança’, que reúne 121 serviços, distribuídos por seis ministérios.
O novo balcão, também acessível através do telefone e da Internet, disponibiliza, de “forma organizada e simples” toda a informação e permite solicitar os serviços públicos de que “uma família precisa quando planeia ter uma criança”, sublinhou aos jornalistas a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
Organizado de acordo com as “diferentes fases do ‘evento de vida’ que é ter um criança” – desde planear uma criança, estar grávida, direitos dos pais na saúde e no emprego ao abono de família e às vacinas ou ao cartão do cidadão –, o balcão procura dar resposta, de “forma simples e intuitiva, a todas as preocupações de mães e pais”, incluindo, “naturalmente, crianças adotadas”, acrescentou a governante.
‘Vamos ter uma criança’ reorganiza e disponibiliza um “total de 121 serviços informativos, interativos e transacionais”, dispersos por cerca de duas dezenas de organismos, “dependentes de seis ministérios”, adiantou Maria Manuel Leitão Marques.
“Harmonizar a linguagem” adotada por cada um dos serviços envolvidos foi “uma das maiores dificuldades” para a criação deste novo balcão, admitiu a secretária de Estado da Modernização Administrativa, sublinhando que a concretização do projeto exigiu “quase um ano de trabalho”.
Criado no âmbito do Simplex, programa de simplificação administrativa e legislativa, ‘Vamos ter uma criança’ está disponível na Internet (através do Portal do Cidadão), pelo telefone (707 24 11 07) e nas lojas do cidadão de Aveiro, Castelo Branco, Esmoriz, Faro, Odivelas, Penafiel e Santo Tirso, além de Coimbra.
O balcão será criado nas restantes lojas do cidadão até final do ano, disse, na mesma altura, o presidente da Agência de Modernização Administrativa, Elísio Borges Maia, recordando que na segunda feira entra em funcionamento, em Gaia, a 30ª Loja do Cidadão do país.
A abertura de novos balcões como o ‘Vamos ter uma criança’ implica, designadamente, a formação dos funcionários, acrescentou aquele responsável.
Lusa
13 de Maio de 2011
Novo balcão "Vamos ter uma criança" reúne 121 serviços de seis ministérios
Este artigo tem mais de 13 anos
O balcão será criado nas restantes lojas do cidadão até final do ano
Comentários