"Trata-se de uma obra fundamental, porque é um 'campus’ escolar que estava a ficar bastante degradado e em mau estado, nomeadamente ao nível do isolamento e até das infraestruturas de água e saneamento e, portanto, esta intervenção é fundamental para melhorar as condições de conforto para a comunidade escolar", referiu, em declarações à agência Lusa, o presidente do município, Paulo Fernandes.

Lembrando que estudam naquele espaço cerca de 1.300 alunos dos vários níveis de ensino e que estão em causa 63 salas de aula, o autarca desta concelho do distrito de Castelo Branco também salientou que a obra se enquadra numa estratégia municipal de promoção da educação, combate ao insucesso escolar e melhoria dos equipamentos.

"Começámos com o parque escolar do primeiro ciclo e, agora, em protocolo com a Administração Central, vamos avançar também com esta obra", acrescentou.

Paulo Fernandes especificou ainda que o investimento também prevê melhoramentos e o alargamento do espaço exterior, o que contribuirá para uma "melhorar inserção do complexo no tecido urbano da cidade".

Que trabalhos serão executados?

O concurso público já está a decorrer e prevê que sejam realizados trabalhos como a picotagem e reparação do reboco, pintura interior e exterior, substituição de caixilharias, isolamento térmico na cobertura, reparação das instalações sanitárias e dos balneários, aplicação de plataformas para mobilidade e reparação de pavimentos.

Está ainda prevista a melhoria das redes de águas e esgotos, a intervenção nos campos de jogos, a aquisição de equipamento e de mobiliário, a execução de sistema de rega, a execução da rede de deteção de incêndios e melhoramento dos acessos para veículos.

A empreitada terá um prazo de execução de 18 meses e o objetivo da autarquia é o de que comece na pausa letiva do verão, sendo plausível a eventual deslocalização dos alunos para espaços alternativos.

A obra será financiada em 85% pelo Portugal 2020, em 7,5% pelo Orçamento do Estado e os restantes 7,5% ficam a cargo do município fundanense.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.