O município transmontano tem em curso obras no valor de 6,5 milhões de euros para transformar antigas primárias em polos escolares, num total de três, e reabilitar a degrada secundária Luciano Cordeiro, sem intervenção há 40 anos.

De acordo com a autarquia, os trabalhos estão concluídos em duas das escolas, nomeadamente a EB n.º 3, mais conhecida por escola do Convento, e o novo bloco da escola Básica Luciano Cordeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o novo ano letivo
Tudo o que precisa de saber sobre o novo ano letivo
Ver artigo

O regresso às aulas está marcado para segunda-feira e alguns alunos vão ficar nas antigas instalações do Instituto Jean Piaget, adquiridas pelo município para receber temporariamente a atividade letiva, enquanto decorre a intervenção no parque escolar.

Escola pronta no segundo período

Nesta intervenção está também incluída a escola EB n.º 5, ou escola do Fomento, que ainda se encontra em obras e deverá estar pronta a receber os alunos, segundo as previsões da autarquia, “no início do segundo período escolar”.

O custo das obras nestas três escolas básicas é de “cerca de 3,5 milhões de euros”, a que se juntam mais três milhões da intervenção em curso na Secundária Luciano Cordeiro, que deverá prolongar-se durante o ano letivo.

Depois de vários anos de reivindicações e de Mirandela ter sido um dos municípios que ficou fora dos investimentos da Parque Escolar, a Câmara conseguiu fundos comunitários para financiar a 85% a remodelação das escolas.

Os restantes 15% são divididos em partes iguais entre a autarquia e o Governo.