O projeto “tem vindo a alargar as suas ofertas educativas e formativas”, depois de há três anos ter lançado o programa Casa da Mata, destinado a crianças de Coimbra em etapa de educação pré-escolar.

Esta creche é ao ar livre, não tem paredes nem salas de aula
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“O alargamento destas ofertas tem proporcionado a muitas crianças um contacto regular com a natureza”, afirma em comunicado a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).

O consórcio responsável pelo desenvolvimento do Limites Invisíveis integra a ESEC, o Centro de Apoio Social dos Pais e Amigos da Escola (CASPAE) e a Universidade de Aveiro, através do Departamento de Educação e Psicologia, com apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Além dos programas Casa da Mata, para crianças dos três aos seis anos, o projeto promove outras ofertas educativas, como “Um salto à Mata”, para crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e “Um dia na Casa da Mata”, em formato de visita de estudo.

São realizados também campos de férias durante as interrupções letivas, dirigidos a crianças dos três aos 10 anos.

“Investindo na formação e na consultoria, tendo sempre presente a qualidade científico-pedagógica e a contextualização de práticas na natureza, o projeto Limites Invisíveis tem procurado responder ao interesse evidenciado por profissionais de educação e famílias com ações de formação de diferentes formatos, bem como com processos de consultoria a organizações que procuram apoio no desenho de ofertas educativas, tendo a natureza como lugar privilegiado para o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem”, adianta a ESEC na nota.

A investigação, segundo a instituição, que faz parte no Instituto Politécnico de Coimbra, “é igualmente uma dimensão essencial” no projeto.

Sendo um “elemento de monitorização da qualidade” do Limites Invisíveis, a investigação contribui ainda para a “construção de conhecimento neste domínio”, contando para o efeito com o trabalho de diversos parceiros nacionais e internacionais.