Um novo estudo realizado pelo E-Konomista em parceria com a Sportzone conclui que 36% dos pais portugueses gasta entre 200 e 300 euros no regresso às aulas, sendo que no total 60% dos inquiridos gasta em média entre 100 a 300 euros nas suas compras.

Se compararmos as despesas médias com o regresso às aulas e os rendimentos mensais das famílias, o estudo permite identificar um padrão de crescimento do consumo que acompanha o aumento dos rendimentos. Ou seja, quem ganha menos gasta menos, quem ganha mais, gasta mais.

Quanto ao planeamento no regresso às aulas, 64% dos inquiridos começa a planear as suas compras com duas ou mais semanas de antecedência, sendo que 34% prepara o regresso às aulas com um mês de antecedência. Ainda assim, 19% dos pais não fazem qualquer tipo de planeamento.

Apenas 8% dos pais dá importância ao gosto pessoal dos filhos

Segundo o estudo, pais que têm filhos em instituições privadas tendem a planear com maior antecedência o regresso às aulas: 50% dos pais com crianças a frequentar a escola privada afirmaram planear este período com um mês ou mais de antecedência, face a 38% no ensino público. O estudo conclui que a maioria dos inquiridos (80%) tem em atenção a relação preço/qualidade dos produtos. Da amostra analisada, apenas 8% dos pais tenta conjugar o gosto pessoal dos filhos com o preço e a qualidade do que é comprado.

Mais de metade dos pais portugueses (51%) não pede fatura nem coloca as despesas de Educação no IRS, sendo certo que com a dedução destas despesas anualmente o retorno pode ascender até aos 800 euros, salienta o E-Konomista.

O inquérito foi realizado entre os dias 8 e 24 de agosto. O universo deste estudo é composto totalmente por pais com filhos em idade escolar e com residência em Portugal. A amostra deste estudo é constituída por um total de 616 inquiridos.

Veja ainda: Como são os almoços nas escolas no resto do mundo?

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.