"Um dia de neve", inédito até agora em Portugal, foi o segundo livro ilustrado de Ezra Jack Keats e surgiu de uma preocupação do autor pela falta de representatividade da comunidade negra na literatura para crianças.

Ezra Jack Keats, que morreu em 1983 aos 67 anos, ilustrou mais de 80 livros para crianças, entre os quais outros seis protagonizados pela personagem de "Um dia na neve".

Entre as novidades literária da Orfeu Negro para os próximos meses destacam-se "Horizonte", o primeiro livro ilustrado da autora portuguesa Carolina Celas, e "Uma rosa na tromba de um elefante", reedição de um livro de poemas de António José Forte, de 1971, agora com ilustrações de Mariana Malhão, ambos em março.

Livro infantil que é referência sobre a diversidade racial publicado pela primeira vez em Portugal
Capa do livro "Um dia de neve", editado pela primeira vez em Portugal DR

Da literatura traduzida, além de "Um dia na neve", a Orfeu Negro publicará este mês "O regresso da baleia", um novo livro do autor britânico Benji Davies, sucessor de "A baleia", já publicado em Portugal, e "Um capuchinho vermelho", uma adaptação livre de um conto popular pela autora francesa Marjolaine Leray.

Para a primavera está aprazada a edição de "Boa noite a todos", um livro de Chris Haugton destinado a pré-leitores, e duas novas obras coassinadas por Mac Barnett e Jon Klassen: "O lobo, o pato e o rato" e "Quadrado".

Depois de "Adeus, peúgas", a Orfeu Negro editará em maio "O pior aniversário da minha vida", também de Benjamin Chaud, e em julho "A verdade sobre o meu inacreditável verão" (tradução livre de "The truth about my unbelivable summer"), que o autor ilustrou para um texto de Davide Cali.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.