A iniciativa é da empresa SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A., que, depois de levar às escolas do 1.º Ciclo do concelho o programa pedagógico "Animais na Cidade", o encerra agora com o lançamento local da unidade móvel a que atribuiu o nome "Zoourbanidade".

"Esta viatura de grandes dimensões, inspirada no reino animal, explora conteúdos de educação ambiental que visam alertar para a exigência de urbanidade na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais", revela a SUMA no descritivo do projeto, a que a Lusa teve hoje acesso.

Nessa unidade móvel há ainda "uma bancada da cidadania", com postais personalizáveis "em que as crianças poderão recomendar propostas de ação ao Ministro do Ambiente".

Para concretização dessa estratégia, a SUMA equipou a viatura Zoourbanidade com um auditório e duas salas de atividades.

O auditório destina-se ao visionamento de 15 filmes de animação, cada um associado a um animal diferente e a um tipo de comportamento social distinto.

Já no que se refere aos dois outros espaços, um é de exploração multimédia e apresenta cinco jogos interativos, enquanto o outro é de exploração sensorial e disponibiliza jogos manuais de labirinto, encaixe, arrasto, diferenças e correspondências.

Todos esses conteúdos vão abordar temas como as regras de acondicionamento e deposição de resíduos em contexto doméstico, a necessidade de se reduzir a produção de lixo através de um consumo sustentável, as vantagens individuais associadas a procedimentos mais ecológicos e os comportamentos a corrigir na interação social.

O funcionamento da unidade móvel visa assim "retificar comportamentos negligentes e cultivar um perfil de cidadania ativa" entre os mais jovens - que podem aceder aos filmes e jogos da SUMA também na página ‘online’ da empresa, através do menu "Animais na cidade".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.