Internet, telefone e televisão: europeus preferem pacotes globais
Quatro em cada dez agregados familiares europeus compram serviços agrupados de Internet, telefone e televisão a um único fornecedor, revela um novo inquérito Eurobarómetro.
O inquérito revelou ainda que 65 % das pessoas limitam as chamadas no seu telemóvel devido ao custo e que as chamadas via Internet são cada vez mais utilizadas.
Um em cada quatro inquiridos considerava que os débitos de entrada/saída da sua ligação à Internet não correspondiam às condições contratuais (este problema foi igualmente apontado na comunicação da Comissão relativa à neutralidade das redes) e um em cada três declarou ter sofrido quebras na ligação.
A nova legislação da UE aplicável a partir de 25 de Maio de 2011 exige que os fornecedores de serviços transmitam previamente aos clientes — antes da assinatura de um contrato — informações completas e precisas sobre os níveis mínimos de qualidade do serviço, designadamente os débitos efectivos de dados e eventuais limites nos débitos da ligação à Internet.
A Comissão está a investigar a questão dos débitos em banda larga e outras questões associadas à transparência e à qualidade do serviço.
A este respeito, Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, declarou: “Os consumidores estão a dizer-nos de forma veemente e clara que estão preocupados por não beneficiarem dos débitos e da qualidade do serviço que lhes foram prometidos. As autoridades nacionais devem tomar as medidas adequadas para que os operadores respeitem as novas regras da UE, que lhes impõem transparência nos débitos das ligações e na qualidade do serviço. Se tal não for suficiente, não hesitarei em tomar novas medidas sob a forma de orientações mais estritas ou mesmo de legislação, se necessário”.
O inquérito revelou ainda que os cidadãos da UE estão preocupados com a privacidade dos dados — 88 % dos inquiridos afirmaram que gostariam de ser informados sempre que os seus dados pessoais recolhidos pelo operador de telecomunicações sejam perdidos, roubados ou de alguma forma alterados. Nos termos das novas regras da UE aplicáveis a partir de 25 de Maio de 2011,os operadores de telecomunicações e os fornecedores de serviços Internet devem tomar medidas de segurança firmes para proteger os nomes, endereços de correio electrónico e dados bancários dos seus clientes, bem como os dados sobre as respectivas chamadas telefónicas e sessões de Internet.
As novas regras exigem também que os operadores, em caso de quebra da segurança e/ou de perda ou roubo de dados pessoais, informem do facto, sem demora injustificada, as autoridades responsáveis pela protecção de dados e os seus clientes.
O inquérito aos agregados familiares sobre comunicações eletrónicas foi realizado entre 9 de Fevereiro e 8 de Março de 2011, com uma amostra de 27 000 agregados familiares representativos da população da UE.
13 de julho de 2011