Houve um aumento efetivo de 26% no consumo diário de fruta pelas crianças envolvidas no projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.
A iniciativa da APCOI, Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, envolveu no total 27.094 alunos de 1377 turmas de 546 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo.
Mário Silva, fundador e presidente da APCOI, faz o balanço ao Sapo Família: “Não podia ser mais positivo! Fazer chegar a importância do consumo diário de fruta a um universo de 27 mil crianças é algo que superou todas as nossas expetativas. Além disso, o mais inesperado foi o envolvimento dos encarregados de educação e das comunidades locais em torno da saúde das crianças, para os professores e educadores essa foi a maior conquista do projeto, porque todos sabemos que é em casa, junto do ambiente familiar, que se coloca sempre o maior desafio.
A aposta numa iniciativa pioneira de intervenção escolar, a nível nacional, como estratégia para inverter a estatística referente ao consumo diário de fruta fresca pelas crianças até aos 10 anos que se situa apenas nos 2% foi, desde logo, recompensada com a adesão das escolas.
“Houve também mudanças nos hábitos dos professores através do projeto, uma vez que estes também foram convidados a dar o exemplo às crianças e desta forma passaram também a comer fruta diariamente”, acrescenta.
Estatisticamente, cada criança ingeriu, em média, 23 porções de fruta, ao longo de 6 semanas consecutivas de intervenção motivacional. O presidente refere a este propósito: “Esta é uma aposta ganha, com resultados muito claros, tivemos um aumento geral médio de 26% no consumo diário de fruta comparativamente com os consumos que existiam antes da nossa intervenção. A notoriedade das nossas mascotes junto das crianças também tem sido surpreendente, já nos aconteceu variadíssimas vezes estarmos a transportar materiais promocionais do projeto e ouvirmos crianças a explicar aos adultos que as acompanham ‘Avó, olha os heróis da fruta, eu também sou um herói da fruta na minha escola, sabias?’."
Quanto ao futuro e a uma nova edição da iniciativa, Mário Silva revela: “Estamos a analisar qual o melhor caminho ou até mesmo novos formatos para o desenvolvimento do projeto. Estamos a analisar a possibilidade de transpor o projeto para outros contextos dentro e fora da escola. Um livro, um CD com as músicas dos heróis ou até mesmo uma caderneta de cromos, são alguns exemplos, mas para concretizar estas ideias são necessários parceiros com um forte sentido de responsabilidade social, como o SAPO, que desde o primeiro momento apoia as nossas iniciativas. Nesta fase estamos a analisar todas as propostas e, em breve, anunciaremos as novidades!
19 de junho de 2012

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.