O inesperado aconteceu momentos depois da introdução para discussão, na Câmara dos Representantes, do projeto de lei que visa abrir caminho para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O deputado australiano Tim Wilson, do Partido Conservador, agradeceu ao companheiro de nove anos Ryan Bolger, que assistia na galeria, ter aguentando longos debates e discussões sobre o casamento homossexual. "No meu primeiro discurso, defini a nossa relação com a aliança que usamos na nossa mão esquerda", recordou o político, antes de concluir: "Então, só falta fazer uma coisa: Ryan Patrick Bolger, casas comigo?"

A resposta foi rápida e percetível em todo o plenário. "Sim", e o plenário encheu-se de aplausos. "Foi um 'sim' rotundo", reagiu o presidente da câmara, Rob Mitchell.

Veja ainda: As imagens de um casamento gay que é um autêntico conto de fadas

O projeto de lei deve ser aprovado antes do Natal, depois da sua adoção na semana passada pelo Senado por uma maioria folgada. "É um momento inclusivo de reconhecimento e respeito", comentou o primeiro-ministro Malcolm Turnbull, quando os representantes começaram a debater o texto.

O casamento gay é debatido há mais de dez anos no país, com 61,6% dos australianos a mostrarem-se favoráveis à união entre pessoas do mesmo sexo, segundo uma consulta pública feita no ano passado.