A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assumiu em novembro do ano passado o compromisso de reforçar em mil lugares as vagas nas creches da capital mas só abriu um novo estabelecimento, em Alfama, e já está totalmente preenchido. A notícia é avançada hoje pelo Diário de Notícias.

Há obras em curso e concursos para lançar em breve, mas em termos de impacto para as famílias lisboetas o reforço só se deve notar a partir de 2020, escreve o mesmo jornal.

8 dicas para animar a rotina dos seus filhos
8 dicas para animar a rotina dos seus filhos
Ver artigo

"Esse novo equipamento, que foi aberto em Alfama há cerca de três semanas, corresponde a um processo que já estava mais avançado", explicou Ricardo Robles, vereador da Educação ao referido jornal.

"É muito importante porque é numa zona onde existem muitas carências, onde existe uma forte pressão turística que afasta os moradores, e este tipo de equipamento ajuda a fixar a população", acrescentou.

Mais quatro creches

Segundo o vereador, para o final deste primeiro semestre, serão também lançados concursos para quatro creches nas zonas de Benfica, Parque das Nações e Beato. Dois dos equipamentos terão capacidade para 84 crianças e os restantes para 42, num total de 252 lugares.

Além destas creches, a autarquia quer lançar "empreitadas autónomas nos Olivais, Santos, Convento do Desagravo e São Vicente".

"Temos este objetivo das mil vagas durante este mandato, mas durante o segundo ano [a partir do final de 2018] este será reavaliado e provavelmente ampliado", disse Robles citado pelo mesmo jornal.