Será mito ou verdade? É frequente a mulher fazer essa pergunta a si própria. Com tantas dúvidas e incertezas, torna-se difícil saber em que acreditar. Existem informações que são verdadeiras mas a maior parte não passa de lendas inventadas por populares, lendas essas que passam de boca em boca ao longo dos anos e já se sabe..quem conta um conto acrescenta um ponto! Felizmente, com a evolução da ciência já existe inúmeras informações sobre estes assuntos e o melhor é descodificar já tudo e evitar preocupações desnecessárias.

Se a grávida tem muita azia, é porque o bebé vai nascer cabeludo? - Não se preocupe que a azia não vai definir se o seu filho vai ou não nascer cabeludo, apenas a genética o pode fazer. É normal sentir azia, até porque o útero pressiona o estômago e um refluxo do ácido gástrico.

Os desejos de grávida indicam carências no bebé? - Não existem quaisquer provas científicas. Os nutricionistas apenas aconselham a grávida a ter algum cuidado na satisfação dos seus desejos por certos alimentos. Mas isso não quer dizer que esteja proibida de os consumir, apenas deve ser moderada.

Se a grávida tocar em tesouras, o bebé nasce com lábio leporino? - Não passa de uma crença popular, que nunca foi provada cientificamente. Resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato. Pode dever-se a uma pré-disposição genética, ou mesmo pela toma de corticoides pela mãe no primeiro trimestre da gravidez, mas ainda existem poucas respostas a esta pergunta.

Ter relações sexuais na gravidez pode prejudicar a saúde da mãe e do bebé? - O sexo é permitido durante toda a gravidez, só é proibido se o médico encontrar problemas com a gestação, por exemplo pode dar-se o caso de deslocamento da placenta ou existir tensão alta. Como está protegido no interior do útero, dentro do líquido amniótico, não existe nenhuma forma de o bebé se magoar. Aliás, até pode até ser benéfico para a criança, já que as endorfinas produzidas no orgasmo trazem a sensação de bem-estar ao bebé e ajudam na preparação do parto.

Se ficar muitas horas sem comer, os enjoos podem piorar? - É certo que não deve ficar muito tempo sem comer, até porque o estômago vazio segrega muito ácido, o que aumenta os enjoos e a azia trazendo-lhe algum desconforto. Pode ainda correr o risco de ter uma crise de hipoglicemia, o que pode provocar tonturas e suores intensos.

A forma da barriga indica o sexo do bebé? - Não existe nenhuma relação comprovada. O sexo é unicamente definido pela genética e não existe nada que comprove, que desenvolver uma barriga pontiaguda ou larga indique o sexo da criança. O que existem são apenas coincidências, que levam a acreditar esta crença.

Praticar exercício físico durante a gravidez pode afetar o bebé? - A mulher pode continuar a praticar os seus exercícios diários, apenas necessita de ter mais atenção, o ideal é passar a ser supervisionada por um profissional que seja especializado em exercícios para gravidas. A caminhada e a hidroginástica são dois dos exercícios mais indicados para esta fase.

Não se deve viajar durante a gravidez? - Não é proibido, mas não é aconselhado estar muitas horas seguidas sentada, e por isso o ideal é que utilize meios de transportes que permitam, em caso de emergência, uma assistência médica mais rápida.

Podem existir alterações na visão ao longo da gravidez? - Estas alterações ocorrem por causa da variação hormonal. O mais comum é sentir desconforto ao usar lentes de contacto, pelo que é recomendado o uso de óculos, ter os olhos secos, as pálpebras inchadas, assim como uma maior sensibilidade à luz. Estas alterações são temporárias e por isso devem desaparecer no final da gravidez.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.