Está disponível para todas as grávidas a partir das 10 semanas de gestação, excluindo gestações múltiplas com mais de 2 fetos. Em gravidezes gemelares, o teste não está recomendado em situações de suspeita ou aborto confirmado de um dos gémeos.

Recentemente foi adicionado ao painel padrão das principais trissomias, o Harmony PreNatal Test com X, Y que para além do despiste das trissomias 21, 18 e 13, avalia também o número de cópias que existem para ambos os cromossomas X e Y, passando a ser possível obter informação sobre o sexo fetal, bem como avaliar o risco de aneuploidias relacionadas com os cromossomas sexuais (XO, XXY, XXX, XYY, XXYY).

Este apresenta uma taxa de determinação do sexo fetal superior a 99%. Já a taxa de deteção para aneuploidias relacionadas com os cromossomas sexuais varia de acordo com a condição.

O Harmony Prenatal Test pode ser realizado em gestações únicas obtidas naturalmente ou por FIV (incluindo doação de ovócitos próprios ou não próprios) e foi também validado para gestações gemelares. Existem porém algumas limitações, nomeadamente, o facto do resultado obtido ser único para ambos os fetos. Apenas o teste Harmony padrão pode ser requisitado (sem X, Y).

É um teste seguro, com excelentes resultados e simples de executar, pois é realizado a partir de uma amostra de sangue materno, pelo que tem sido incorporado na prática clínica de rotina no Rastreio Pré-Natal.

Com a introdução do Harmony Prenatal Test em Portugal, o Rastreio Pré-Natal tornou-se mais simples e com resultados mais exatos, o que proporciona à grávida e ao médico assistente mais tranquilidade e segurança e ainda a vantagem de se obter resultados mais cedo, o que permitirá atempadamente tomar uma decisão mais informada.

Por Maria José Rego de Sousa, Médica, Doutorada em Medicina, Especialista em Patologia Clínica

Maria José Rego de Sousa Logótipo

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.