Os bancos de sangue do cordão umbilical procedem à recolha, congelamento e armazenamento do sangue que permanece no cordão umbilical e na placenta após o nascimento, para utilização clínica futura. As células estaminais têm a capacidade de diferenciar e formar outros tecidos, órgãos e vasos sanguíneos, podendo ser utilizadas para tratar um conjunto de doenças, como a leucemia e a anemia falciforme. Muitos pais encaram o armazenamento do sangue do cordão umbilical como uma espécie de seguro médico para o caso de alguém da família desenvolver uma doença que possa ser tratada com células estaminais. Só os pais poderão decidir se o armazenamento do sangue do cordão umbilical é o mais acertado para a sua família. Eis alguns factores a ponderar:

• Investigações ao sangue do cordão umbilical demonstram resultados promissores.
Embora o sangue do cordão umbilical não seja ainda muito usado no tratamento de doentes, os investigadores desta área acreditam que, para o futuro, tem potencial no tratamento de alguns tipos de cancro, diabetes, lesões da espinal medula, insuficiência cardíaca e doenças neurológicas, incluindo Alzheimer e Parkinson.

• É caro.
Peça alguns orçamentos e compare.

• Há fortes probabilidades de o bebé não poder ser tratado com o sangue do seu próprio cordão umbilical.
Se o bebé desenvolver uma doença genética – e a maioria das doenças pediátricas são genéticas – o sangue do cordão umbilical contém as instruções genéticas relativas a essa doença, não sendo por isso adequado para tratamento. A maior parte do sangue do cordão umbilical é actualmente utilizado para tratar gémeos.

• Existe uma maior probabilidade de encontrar células estaminais compatíveis nos bancos públicos de sangue do cordão umbilical do que na sua própria família.
A probabilidade de encontrar uma compatibilidade exacta de tecidos entre dois gémeos é de apenas aproximadamente 25%, segundo Dennis Confer, director clínico do National Marrow Donor Program, uma organização sem fins lucrativos que gere a maior lista pública de unidades de sangue do cordão umbilical disponíveis para transplantação nos Estados Unidos. Pelo contrário, a probabilidade de encontrar sangue do cordão umbilical compatível nos bancos públicos do país é de 75%, afirma.

SUGESTÃO

Caso decida entregar o sangue do cordão umbilical do seu bebé a um banco privado, fale com o seu médico e comece já a analisar os bancos disponíveis. A maioria dos bancos privados de sangue do cordão umbilical preferem que as mulheres se inscrevam durante o segundo trimestre. Se esperar demasiado tempo, poderá ter de pagar taxas por uma inscrição tardia.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.