A Leucemia é o nome dado ao grupo de células doentes que vão aparecer no teu sangue. O sangue é o líquido vermelho que tens dentro de ti e que é formado por muitas células boas que realizam tarefas importantes para que tu tenhas sempre saúde.

Quando as células doentes afectam as células boas do teu sangue, poderás sentir-te fraco, com dor de cabeça e febre. Também podes sentir dores no corpo, perder peso e, ainda, algumas partes do teu corpo podem ficar um pouco inchadas.

A Leucemia deve-se, assim, a uma alteração no desenvolvimento das células da medula óssea (um tecido vermelho esponjoso que existe dentro dos grandes ossos) as quais produzem as células presentes no sangue: glóbulos brancos ou leucócitos, glóbulos vermelhos ou eritrócitos e plaquetas.

Os glóbulos brancos (linfócitos e mielócitos saudáveis) são muito importantes no combate às infecções mas quando estão doentes não funcionam de forma normal e crescem demasiado na medula óssea, impedindo a produção das células normais e podendo invadir outros órgãos e tecidos (gânglios linfáticos, fígado, baço, sistema nervoso central, testículos e pele).

Quando os glóbulos imaturos são os linfócitos (linfoblastos) trata-se de uma Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), a doença oncológica mais frequente na criança, e quando são os mielócitos (mieloblastos) estamos perante uma Leucemia Mieloblástica Aguda (LMA).

Conteúdo retirado do portal PIPOP (www.pipop.info), um projecto da Fundação Rui Osório de Castro (www.froc.pt)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.