Com a participação em todos os tipos de atividade física a declinarem dramaticamente à medida que aumentam a idade da criança e o nível escolar, é importante que a atividade física se torne um elemento regular da vida familiar.

Diferentes estudos têm mostrado que os estilos de vida adotados na infância têm maior probabilidade de permanecerem com a pessoa na idade adulta.

Se o desporto e a atividade física são prioridades da família, providenciarão às crianças e aos pais uma base forte para uma vida inteira de saúde

 

Sabia que?

• As crianças passam 3 horas por dia, em média, a ver televisão

• Apenas metade das crianças e dos adolescentes, entre os 9 e os 18 anos, praticam exercício físico regularmente.

• Mais de 30% das crianças portuguesas têm excesso de peso e 10% são obesas.

• Os adolescentes com excesso de peso têm 70% de hipóteses de se tornarem adultos com excesso de peso ou obesos.

• 85% das crianças diagnosticadas com diabetes tipo 2 ou têm excesso de peso ou são obesas.

• A apneia do sono ocorre em aproximadamente 7% das crianças obesas.

Como começar

Os pais podem desempenhar um papel fundamental a ajudar os filhos a tornarem-se fisicamente mais ativos.

 

1. Falem com o pediatra. Ele pode ajudar as crianças a perceberes a importância da atividade física. O pediatra também pode sugerir um desporto ou atividade apropriados para a criança.

2. Encontrem uma atividade divertida. Ajudem os filhos a encontrar um desporto de que gostem. Quanto mais gostar da atividade, mais provável é que não a abandone. Façam com que toda a família seja incluída, já que é uma forma excelente de passarem tempo juntos.

3. Escolham uma atividade que seja apropriada para a idade dos filhos. Por exemplo, uma criança de 7 ou 8 anos não está pronta para levantar pesos ou para fazer corridas de cinco quilómetros, mas o futebol, a bicicleta e a natação são todas atividades apropriadas para esta idade.

4. Planeie com antecedência. Certifiquem-se de que os filhos têm um local e um tempo convenientes para a prática desportiva.

5. Providenciem um ambiente seguro. Tenham a certeza de que o equipamento e o local escolhidos para a atividade física sãos seguros. Da mesma forma certifiquem-se de que a roupa usada pelas crianças é confortável e adequada.

6. Arranje brinquedos ativos. As crianças mais pequenas divertem-se muito com bolas, cordas de saltar e outros brinquedos semelhantes.

7. Sejam modelos. As crianças que regularmente veem os seus pais a tirarem partido do desporto e da atividade física têm mais tendência para fazerem o mesmo.

8. Brinquem com os filhos. Ajudem-nos a aprender um novo desporto.

9. Desliguem a televisão. Limitem o uso do computador. A Academia Americana de Pediatria recomenda um máximo de 1 a 2 horas diárias de uso total de ecrã, incluindo televisão, vídeos, jogos de vídeo e computadores. Usem o tempo livre para mais atividade física.

10. Encontrem tempo para o exercício. Algumas crianças estão tão sobrecarregadas com trabalhos de casa, lições de música e outras atividades planeadas que não têm tempo para se exercitarem.

11. Não exagerem. Quando a criança está pronta para começar, lembrem-se de dizer-lhe para ouvir o corpo. O exercício e a atividade física não devem doer. Se tal ocorrer, a criança deve abrandar ou mesmo tentar uma atividade menos vigorosa. Como em qualquer atividade do dia a dia, é importante não exagerar. Se o peso da criança passar a ficar abaixo da média ou se o exercício começar a interferir com a escola ou com outras atividades, falem com o pediatra.

 

A lembrar

Há uma relação poderosa entre a obesidade infantil e os problemas de peso e de saúde ao longo da vida. O exercício em paralelo com uma alimentação equilibrada fornecem as bases para uma vida saudável e ativa. Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer é encorajar hábitos saudáveis nos seus filhos, desde cedo.

 

Adaptado de Healthy Children, por Maria João Pratt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.