A puberdade é uma época difícil pois é a altura em que te estás a desenvolver física e emocionalmente. É uma altura em que te sentes inseguro em relação ao que está a acontecer e isso é natural. Muitas vezes o facto de te sentires bem por fora faz com que te sintas melhor em relação a tudo o mais.

Já te encontraste em alguma destas situações:

Incapacidade de articular uma frase completa

Afluxos de calor nas faces, pescoço e peito

Coração a bater muito forte

Gaguejar

Mãos trémulas e suadas

Dificuldade em respirar

Se já te encontraste na grande maioria destas situações então não tenhas dúvidas que é a timidez a vir ao de cima. Mas não te preocupes, porque nesta idade todos passam pelo mesmo. São muito poucos os adolescentes ou até mesmo os adultos que não sentiram timidez numa ou outra ocasião. No entanto é possível vencer a timidez e nós vamos mostrar-te como.

Normalmente todos agem de maneira diferente no conforto do seu próprio lar porque se sentem seguros e tranquilos com a envolvência familiar. Os problemas só começam quando sabes que vais ter de enfrentar novas situações e encontrar-te com pessoas que ainda não conheces.

- Não tentes mudar quem és

Olha para os teus aspetos bons, tanto a nível físico como da personalidade. Não há ninguém que não tenha aspetos bons, mesmo que os maus sejam superiores. O mais importante é parares de sentir pena de ti próprio e pensares que tudo seria melhor se fosses uma pessoa diferente e procurar as coisas boas em ti… Este é o primeiro grande passo para vencer a timidez: reconheceres que tens coisas boas e valorizá-las ao máximo.

- Não tenhas receio

Se achas que ninguém vai querer conversar contigo, ou que és muito feio e que vais passar por momentos horríveis, o mais provável é isso acontecer. Mas, se por outro lado, adotares uma perspetiva ligeiramente mais otimista, o mais provável é passares essa auto-confiança aos outros e dessa forma divertires-te muito mais nesta fase. O pensamento positivo tem imensa força e o facto de te sentires confiante dar-te-á um novo sentido de ti mesma.

- Como disfarçar a timidez?

Começa por imaginar que és como um ator ou atriz e assume que tens uma outra personalidade. Desta forma vais acalmar o turbilhão de emoções que vai dentro de ti, porque ao assumires uma nova personalidade irradias uma calma e confiança exteriores. Procura concentrar-te e dirigir o sorriso a uma pessoa da sala, de preferência que esteja sozinha e também pareça tímida. Ao fazê-lo, permitirás que se sinta mais à vontade, o que exercerá também o mesmo efeito sobre ti.

- Linguagem corporal – como manipulá-la

A linguagem corporal é uma mensagem que o teu corpo envia, muitas vezes subconsciente, transmitida pela tua expressão, postura e gestos, revelando o que se passa dentro de ti.

Mesmo que te sintas tímido podes criar uma linguagem corporal positiva, como por exemplo sorrindo, que é das formas mais simples e naturais que existem. Cuidado para não estares sempre a sorrir e isso parecer demasiado forçado…

Além de sorrir eis o que deves fazer para teres uma linguagem corporal positiva:

Olhar a pessoa a quem te diriges nos olhos

Colocar as mãos descontraidamente sobre os joelhos, sem estarem cruzados (isto no caso de estares sentada)

Adotar uma postura direita, virada para a pessoa a quem te diriges

Evita esta linguagem corporal:

Cruzar as pernas e braços com firmeza

Franzir o sobrolho

Evitar olhar as pessoas nos olhos

Colocar as mãos constantemente à frente da boca

Meter as mãos nos bolsos

Mexer nos anéis, dedos, cabelo ou roupa

Curvar os ombros

Estar de lado para a pessoa a quem te diriges

Se te aperceberes que estás a evidenciar qualquer destes sinais negativos tenta evitá-los, pois os mesmos irão mostrar o teu nervosismo.

Se estiveres descontraída e com uma linguagem corporal mais positiva, estarás automaticamente mais confiante e as pessoas irão aproximar-se mais facilmente de ti e assim ficar a conhecer-te melhor.

- Pára de pensar só em ti

Talvez penses que estão sempre todos a olhar para ti, mas isso não é bem assim. Os outros adolescentes também estão muito ocupados a olhar e pensar neles mesmos… Provavelmente até estão mais nervosos do que tu. Procura concentrar-te em algo mais, para além de ti próprio.

- A minha primeira festa! E agora?

Estas situações são sempre as mais complicadas de gerir, porque é onde vai estar toda a gente, os menos populares, os mais populares e os desconhecidos. Mas esta é a oportunidade perfeita para pores em prática tudo o que te foi dito até agora. Pode parecer muito difícil aceitar o convite para uma festa quando só de pensares nisso até te tremem as pernas, mas essa é sem dúvida a decisão mais corajosa a tomar. Ao venceres este medo estarás a dar um grande passo no sentido de venceres a tua timidez.

- Como meter conversa?

A maneira mais fácil é juntares-te a um grupo de pessoas que já estão a conversar e entra no tema aos poucos. Espera que surja o momento em que possas dar o teu contributo e fá-lo sem medos. Mas aprende a ouvir e não estejas só a falar, senão as pessoas acabam por se cansar de ti. Há que haver um equilíbrio entre as duas coisas. O mais importante é aproveitares a ocasião para conheceres novas pessoas. Aproveita o momento para meter conversa com quem não conheces e perguntar em que escola ou em que turma anda. Essa é logo uma boa aposta para começar a desenvolver qualquer tipo de conversa.

- Conversar com alguém do sexo oposto

Se por acaso estiveres a conversar com alguém do sexo oposto é possível que te sintas ainda mais nervoso, especialmente se for alguém que tu achas muito giro. Não procures mostrar-te muito descontraído só para o impressionares, pois essa pessoa pode pensar que tu és muito confiante e retrair-se um pouco. Sê tu próprio e isso será suficiente para cativares essa pessoa.

Muitas vezes as pessoas tímidas não emitem opiniões tanto quanto deveriam, simplesmente porque têm medo. Mas tens de perceber que é muito importante exprimires a tua opinião. Tal possa parecer insignificante, mas o simples facto de conseguires dizer não a uma pessoa pode evitar-te uma série de complicações. Se não concordas com alguma coisa tens de dizê-lo, não podes contrariar-te só para estares integrado no grupo. Faz esse esforço para que não sejas manipulado a fazer algo que não queres.

Não é fácil vencer a timidez! É preciso ser-se muito corajoso para enfrentar os próprios problemas e tentar modificar a situação. A timidez pode ser uma das maiores batalhas que terás de travar contigo mesmo, e até depois da adolescência ela pode permanecer na tua vida. Há pessoas que são tímidas toda a vida e vivem bem assim. Tem a ver com uma questão de personalidade e tu próprio hás de chegar à conclusão se a timidez para ti é apenas um medo ou se faz parte da tua personalidade.

Faças o eu fizeres não fiques sentado à espera que as coisas aconteçam: sai cá para fora e diverte-te! És tu quem tem o controlo: tudo depende de ti, por isso, força e boa sorte!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.