Não é raro o bebé recusar o biberão após ter sido exclusivamente amamentado durante os primeiros meses.
Damos aqui algumas dicas que poderão ajudar o seu bebé a fazer a transição:
Não seja a primeira a fazê-lo. A mudança poderá ser mais fácil se outra pessoa, por exemplo, o seu parceiro, der o biberão. O seu bebé consegue cheirar o seu leite a, pelo menos, 6 metros de distância pelo que é melhor afastar a tentação, mesmo que tenha de sair de casa.
Incentive o seu bebé com a tetina do biberão. Experimente aquecer a tetina com água quente ou mesmo colocar um pouco de leite materno na tetina. Deixe o seu bebé brincar ou morder a tetina para se habituar. Pode também ajudar se escolher uma tetina que seja semelhante à chupeta do seu bebé, se ele utilizar.

Dê-lhe muito carinho. Dê o máximo de carinho e atenção física ao seu bebé quando lhe dá o biberão, como daria se estivesse a amamentar.
Tente horários e posições diferentes. Dar o biberão poderá ser mais fácil se o der um pouco mais tarde do que faria normalmente, Segurar o seu bebé mais direito do que quando está a mamar pode também ajudar a afastar a expectativa do leite materno.
Utilize um copo. Se o seu bebé continuar a rejeitar o biberão, tente utilizar um copo. Esta é uma tarefa complicada e pouco produtiva com um bebé de 4 meses, uma vez que irá sujar tudo, inclusive o bebé, pelo que é melhor recorrer a este método só em situações de excepção. Segure o seu bebé direito e incline lenta e cuidadosamente o copo. Algumas mães continuam a amamentar (sem complementar com o leite de substituição) até os bebés conseguirem beber bem com o copo, por volta dos 6 a 8 meses.
Recomendamos que veja também:
O seu bebé tem 4 meses, Segunda semana!
Porque é que os bebés não podem comer mel?
Alimentar o bebé fora de casa
A amamentação muda à medida que o bebé cresce
Crie o seu próprio refúgio para amamentar
Adormecer o bebé
Como dar banho ao bebé

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.