A amamentação prolongada em crianças com idade superior a 1 ano é uma coisa bastante normal e saudável em algumas partes do mundo, mas para o Ocidente a prática desse costume enfrenta algumas oposições, como é o caso, do olhar enviesado por parte dos seus familiares, amigos e também desconhecidos. Os benefícios de amamentar durante algum tempo são muitos e traduzem-se a nível emocional, assim como, a nível físico. Por isso se é isto que pretende para si e para o seu filho, não deixe que os outros a convençam do contrário e decida você quando será a altura em que deixará de o fazer, até porque não existe uma hora certa. Vamos então revelar-lhe quais são os benefícios e as dificuldades.

Quais são os benefícios de amamentar depois do 1 ano de idade:

- Nesta caso a criança já tem a maioria dos nutrientes de que precisa nos alimentos sólidos, mas o leite materno ainda proporciona uma quantidade de calorias, vitaminas, enzimas e substâncias muito propícias para o organismo da criança. Existem estudos que revelam que as crianças com mais de 1 ano que continuam a ser amamentadas tem menos probabilidades de ficarem doentes do que as que não são.

- Esta oferece, também, o aconchego e a segurança que as crianças precisam, tornando-as mais independentes e seguras de si, no que diz respeito aos termos emocionais. Ao retirar o leite materno à criança antes do tempo, pode fazer com que esta se torne mais apegada, o contrário do que se poderia imaginar nesta situação.

- No caso de a criança ficar doente, o leite materno é muito mais agradável de digerir do que outro alimento qualquer, evitando assim a desidratação no caso de ocorrerem vómitos e também diarreia, bastante comuns nas viroses. É também uma maneira de sentir que está a ser útil para ajudar o seu filho a melhorar.

- Se precisar de viajar ou sair de casa, não necessita de andar com o leite para trás e para a frente e nem sequer preocupar-se em comprá-lo. Até porque o aconchego na hora de mamar é ótimo para a ajudar o seu filho a adaptar-se a um ambiente que não lhe é familiar.

- É uma forma de passar mais tempo sem ter a menstruação, mas não se esqueça que não poderá confiar nesta como meio de evitar uma nova gravidez e por isso use métodos contracetivos, como o preservativo ou a uma pílula adequada para esta situação.

- Retirar a mama ao seu filho quando ele der sinais de que está preparado, vai ser bem mais natural e menos arbitrário. Contudo dar de mamar depois do primeiro ano, era bastante comum antes de existirem os leites especiais e as fórmulas infantis, o que não deixa de ser ainda em outras culturas.

Quais as dificuldades de amamentar depois do 1 ano de idade:

- Vão existir pessoas que não vão concordar consigo e achar muito estranho o facto de estar a dara de mamar a uma criança um pouco mais crescida, assim como, podem vir a fazer comentários desagradáveis. Por isso se não quer que isso aconteça, talvez seja melhor evitar dar de mamar ao seu filho em público, assim evitará constrangimentos.

- Existem pessoas que consideram que se torna muito mais complicado retirar a mama à criança quando ela já é um pouco mais velha, até porque com dois anos de idade podem muito bem fazer-lhe birras por não querer dar-lhe leite seja em que circunstância for.

- É óbvio que vai conseguir que o seu filho deixe de beber leite materno quando sentir que está na altura, mas para facilitar pode sempre distraí-lo com comida ou mesmo com alguma atividade para o fazer esquecer-se disso. Tenha em atenção de que poderão existir alguns problemas que lhe dificultem este processo, como por exemplo uma fase de stress na criança causada por uma doença, o nascimento dos dentes molares ou até mesmo uma mudança na escola.

- Existe também a possibilidade da criança querer mamar apenas por se sentir aborrecida ou no caso de lhe querer chamar a atenção. Se for esse o caso tente descobrir outras formas de interagir com o seu filho.

- Saiba que pode dar de mamar se estiver grávida, embora algumas mulheres revelem que pode tornar-se física e emocionalmente difícil.

Contudo isto saiba como pode amamentar durante mais tempo sem sentir tanto stress:

- Se o que os outros pensam e dizem a incomoda, pode sempre tentar dar de mamar ao seu filho antes de sair de casa, o que se torna mais fácil para si, porque assim pode determinar a que horas serão as horas da alimentação.

- Pode criar uma palavra divertida que seja um código para o seu filho dizer quando tiver vontade de mamar e assim ninguém vai perceber do que se trata, até porque também vai impedi-la de sofrer algum tipo de constrangimento se estiver em locais públicos.

- E por último, se estiver grávida e quiser continuar a dar de mamar ao seu filho, lembre-se que vai notar que o seu leite está mais reduzido, isto acontece devido às mudanças hormonais que existem no seu organismo. Embora existam mulheres que conseguem amamentar os dois filhos ao mesmo tempo e por isso o que necessita é de tempo, paciência e também, uma alimentação equilibrada com consumo de líquidos.