Do que tem gostado mais na Grécia?
Do clima, da comida e do próprio povo que, para mim, foi uma alegre surpresa. Por acaso tinha uma ideia completamente diferente do povo grego. Surpreendeu-me pela positiva. É extremamente afável e culto. Por exemplo, quase toda a gente fala inglês. A língua era uma barreira que eu receava, mas não houve problema porque toda a gente fala inglês.Mas já está a aprender grego...
Estou e gosto imenso. Não é fácil, é uma língua complicada, com um alfabeto diferente. Mas estou a gostar muito. A Grécia é um país com uma história e cultura riquíssimas. Basta pensarmos na mitologia grega.E não tem encontrado coisas menos agradáveis?
Um aspecto menos positivo é a poluição de Atenas. É um pouco complicado. E os adeptos do futebol também são muito mais ferozes do que em Portugal. Têm uma paixão exacerbada. Mas é bonito, é infernal entrar num estádio, há muito barulho, muita bomba, muito tudo...Tem feito novos amigos?
Já tenho vários amigos na Grécia. Fui recebida de braços abertos. São um povo que nos acompanha, que nos mostra as coisas, que nos tenta ajudar a adaptar o mais possível à realidade e à vivência deles. Depois, somos quatro famílias portuguesas lá e já temos um grupo significativo: o professor José Gomes, o Nuno Espírito Santo, que era o guarda-redes do FCP, e o professor Rui Silva. Mas há muitos portugueses a viver na Grécia. Foi outra alegre surpresa para mim.Sente alguma insegurança?
Absolutamente nenhuma. Ando sozinha e conduzo com a maior das naturalidades. Não foi fácil a condução ao princípio porque eles são completamente loucos a conduzir. Aliás, eles costumam dizer com uma certa graça: "Isto não é a Europa, é a Grécia".Tem andado por vários cantos do mundo. Qual foi o país em que mais gostou de viver até agora?
Considero todas as experiências que vivo positivas e marcantes. Em Marrocos adorei, em França também gostei imenso. Mas talvez as mais marcantes tenham sido Marrocos e agora a Grécia. Estou a viver uma experiência muito enriquecedora a todos os níveis.(Texto: Inês Costa)
(Foto: Bruno Raposo)
Comentários