O futebolista Cristiano Ronaldo é a figura pública que os portugueses mais conhecem de forma espontânea. Na edição de 2019 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, realizado pela Marktest Consulting, o internacional português que agora joga na Juventus foi o mais citado espontaneamente pelos inquiridos, com mais de metade (55,3%) do total de referências na resposta à pergunta sobre a notoriedade de figuras públicas portuguesas.

Nas posições imediatamente a seguir deste ranking de reconhecimento espontâneo ficaram os apresentadores de televisão Cristina Ferreira (da SIC, no 2º lugar,) e Manuel Luís Goucha (da TVI, na 3ª posição).

Cristiano Ronaldo foi, de resto, e de forma destacada, a figura pública com maior notoriedade espontânea top of mind: com 34.6% de referências a Ronaldo, o internacional português foi o primeiro nome mais vezes referido pelos inquiridos.

Além de liderar em notoriedade espontânea, Cristiano Ronaldo lidera também o estudo na vertente de notoriedade total (critério que acumula a notoriedade espontânea com a notoriedade sugerida numa lista de 57 nomes). Neste parâmetro, o técnico português José Mourinho e o apresentador de televisão Fernando Mendes completam o pódio.

Entre as 57 personalidades sugeridas neste estudo, o humorista Ricardo Araújo Pereira foi a figura pública que obteve um maior índice de empatia/identificação junto dos inquiridos. Numa escala de 1 (não se identifica) a 10 (identifica-se muito), o criador dos Gato Fedorento obteve um valor médio de 7.11.

O apresentador e radialista Vasco Palmeirim é a segunda figura com maior índice de empatia/identificação, num Top5 completado por Cristiano Ronaldo, Daniela Ruah e Nuno Markl, todos com índices acima de 6.3.