As autoridades belgas estão a levar muito a sério as ameaças recebidas nos últimos dias de um grupo separatista até agora desconhecido, o "OEDH Vlaanderen". Numa mensagem enviada para o jornal "La Dernière Heure", o grupo ameaça directamente a viúva do Rei Balduino, hoje com 80 anos: "Em 21 de Julho mataremos a Rainha Fabíola com uma besta".

Informada pelo jornal, a unidade policial belga especializada em terrorismo deu início a uma investigação que levou os serviços secretos a concluir tratar-se de uma ameaça "muito séria".

Embora sem actividade conhecida até agora, o "OEDH Vlaanderen" é, segundo especialistas belgas citados na Imprensa do país, um grupo separatista que defende a independência da Flandres, uma região com características culturais específicas que compreende territórios da Bélgica, da França e da Holanda. "Vlaanderen" é, precisamente, a palavra que em língua flamenga designa a Flandres.

Em 21 de Julho, a Bélgica celebra o seu Dia Nacional e a Família Real comparece em inúmeros actos públicos, entre eles um desfile militar. As autoridades policiais ponderam a hipótese de manter Fabíola nos seus aposentos durante todo o dia.