A ministra francesa da Justiça, Rachida Dati, uma solteirona de 42 anos, confirmou ontem que está grávida, mas recusa-se a revelar a identidade do pai da criança, alimentando uma onda de especulações.

O site Observateur, de Marrocos, país de origem de Rachida, escreveu, preto no branco, que o misterioso papá é José Maria Aznar - notícia que obrigou o ex-primeiro-ministro espanhol a fazer um desmentido oficial.

"Trata-se de uma total e completa falsidade", lê-se no comunicado de Aznar, que deu instruções aos seus advogados "para que estudem imediatamente acções legais contra os autores de tais mentiras ou que delas se façam eco".

A gravidez da ministra começou a ser notada pelos repórteres no passado dia 22, no primeiro Conselho de Ministros da rentrée política em França. Os porta-vozes de Rachida recusaram-se sempre a comentar o assunto, mas ontem de manhã a própria governante confirmou o seu estado: "É verdade, mas quero ser prudente, porque a gravidez ainda não está consolidada. Ainda estou em período de risco e tenho 42 anos", disse ela aos jornalistas.

A ministra, que nunca escondeu o desejo de vir a ser mãe, sublinhou que ficará "muito feliz" se vier a ter o seu filho. Interrogada sobre a identidade do pai, declarou: "Tenho una vida privada complicada e não direi nada sobre isso".

Assim sendo, é óbvio que as especulações vão continuar...