Estreou-se como ator na televisão há 15 anos, na pele de Simão Navarro, na segunda temporada de "Morangos com açúcar". A partir daí, nunca mais parou. Nos últimos anos, além da representação, também enveredou pela apresentação e pelo empreendedorismo, tendo atualmente três restaurantes. Em entrevista exclusiva ao Modern Life/SAPO Lifestyle, Pedro Teixeira fala do corpo, da paixão pela gastronomia e dos novos projetos.

Comemora este ano 15 anos de carreira. Ainda tem paciência para responder às perguntas que os jornalistas lhe fazem e que nem sempre são aquelas às quais, provavelmente, mais gostaria de responder?

Para algumas... Há perguntas que são parvas, há outras que são boas. Há umas que incomodam mais, outras que incomodam menos. E há dias em que temos mais paciência do que noutros. É muito relativo. Depende...

Em 2013, por alturas da primeira edição do programa de televisão "Dança com as estrelas", surpreendeu meio mundo quando surgiu em fotografias e em palco em tronco nu com um corpo muito musculado e tonificado. Conseguiu-o só praticando desporto e fechando a boca ou, como agora se tem falado muito, no seguimento do internamento do seu colega Ângelo Rodrigues, também recorreu a substâncias anabolizantes?

As coisas que tomei foram as coisas simples que qualquer atleta toma, nada ilegal nem hormonas. Eu tomei BCAA [leucina, isoleucina e valina, aminoácidos de cadeia ramificada], proteínas... Também cheguei a tomar termogénicos [substâncias que promovem a produção de calor pelo organismo devido ao aumento do metabolismo que geram com o intuito de queimar calorias e as gorduras supérfluas, como a pimenta, o gengibre, o café e o chá] na altura.

Essas tomas que fiz foram sempre acompanhadas por um bom nutricionista e por um bom personal trainer e tive que fechar muito a boca. Hoje em dia, se fosse a fazê-lo novamente, já não estava assim... [risos]

O ano passado, pouco depois do verão, numa publicação que fez nas redes sociais chegou a queixar-se que estava cinco quilos mais gordo…

Depois das férias, é sempre muito complicado e depois, lá está, vem a fase de fechar a boca e de começar a treinar. Umas vezes temos tempo para isso, outras vezes temos menos tempo... Quando temos mais tempo, até conseguimos chegar perto, mas é muito difícil manter esse equilíbrio.

Eu, então, com a vida que tenho, é muito difícil manter uma rotina de comer sempre bem e de treinar quase todos os dias durante o ano inteiro. É muito difícil, porque há vezes em que trabalhamos fora, há vezes que trabalhamos às seis da manhã, há outras vezes que trabalhamos às três da tarde e é muito difícil conjugar tudo. E, depois, é a família, são os amigos... É muito complicado!

Fez este verão um curso de cozinha na conceituada escola Le Cordon Bleu, no Rio de Janeiro, no Brasil. Quando cozinha, é daqueles cozinheiros que vai sempre cozinhando, provando e petiscando?

Ah, sim, sempre... Tem de ser, é obrigatório! Nada sai da cozinha sem o cozinheiro provar o tempero e sem ir provando como é que o prato está a ficar...

Foi um dos rostos masculinos escolhidos para promover o novo perfume K by Dolce & Gabbana em Portugal, que tem como rosto internacional o manequim, empresário e blogger Mariano Di Vaio, que é um empreendedor nato, tal como o Pedro Teixeira, que também é empresário de restauração. Há aqui um paralelismo. Já esteve ligado a vários restaurantes no passado mas, para muitos, este interesse pela cozinha parece ter aparecido assim do nada…

Parece que apareceu do nada para quem não conhece mas é uma coisa que me acompanha há muitos anos. A mim e à minha mãe! Tanto eu como ela somos pessoas que sempre gostámos de cozinha. Mas sou empreendedor quanto baste. Gosto muito de variar. Sou ator, sou apresentador, tenho os meus restaurantes, tenho outros negócios, sou pai, tenho os meus amigos... Gosto muito de diversificar porque nunca sabemos como vai ser o dia de amanhã.

Mariano Di Vaio expõe a vida familiar nas redes sociais, incluindo os três filhos que, apesar da tenra idade, já têm conta no Instagram. No seu caso, é público que a sua filha andou anos e anos a pedir um irmão e que a sua antiga companheira [a atriz Cláudia Vieira] está grávida. Tem planos para, em vez de um irmão, a sua filha poder vir a ter dois?

Se Deus quiser, vai ter dois. O que eu não sei é se vai ser agora ou se daqui a um ano, dois ou três… Isso é algo que ainda não sabemos...

É fã de perfumes ou nem por isso? Consegue, por exemplo, sair de casa sem perfume?

Consigo mas sou muito, muito, muito esquisito com perfumes. Tenho um, dois no máximo, que uso sempre. A usar, são esses que eu uso. Este, definitivamente, entrou no meu top três. Tenho a certeza de que é um perfume que vou usar. Não todos os dias, porque eu não uso perfume todos os dias, mas em ocasiões especiais. É nessas que eu, geralmente, os uso e este vai ser, de certeza, um dos meus favoritos.

E, em relação à cosmética, também é homem de poucos cremes?

Sou dos cremes que tiver em casa... [risos] Não uso cremes todos os dias mas, se tiver algum ali à mão, até uso. Não é uma coisa que faça questão de usar... Mas sei que os deveria usar!

Mas tem os seus ou usa os da sua namorada, a atriz Sara Matos, se for caso disso?

Tenho os meus! Às vezes, uso-os, outras vezes não. Depende da pressa e do que estiver a fazer. Não é uma preocupação...

Ao contrário do que sucede quando iniciou a sua carreira, há 15 anos, hoje são raras as figuras públicas que não têm Facebook ou Instagram. No seu caso, como é que é a sua relação com as redes sociais? Interage com os fãs, por exemplo?

Leio todos os comentários! Não os leio todos os dias mas, se há uma manhã em que estou em casa e que não estou com trabalho, vou ver os comentários. Não só da última foto como das anteriores e tento responder. Se ler os meus posts, vai reparar que eu respondo a toda a gente. Acho que faz parte!

Pedro Teixeira em entrevista.

Mesmo que seja só com um beijinho ou com algo do género, as pessoas sentem que há uma ligação e que eu li o comentário. Se não respondemos, a pessoa vai pensar que não lemos. Vai pensar que está a tentar falar connosco para nada. E isso eu não faço! Procuro sempre responder a todos...

É importante para si que as pessoas que interagem consigo sintam esse feedback da sua parte?

Claro que sim! Se comentar alguma coisa nas redes sociais de uma pessoa, também gosto de sentir que essa pessoa leu o que eu escrevi...

Estamos numa fase de rentrée televisiva, em relação aos novos projetos que tem em mãos, o que é que pode avançar?

Vou gravar o programa "Mental samurai" para a TVI. É um programa de cultura geral e de memória, super divertido. Os concorrentes que participam estão dentro de uma cápsula que, entre as perguntas, roda 360 graus a uma velocidade incrível e eles chegam meio desorientados à pergunta seguinte. É um concurso que vai dar um prémio de 50.000 € ao vencedor e que tem tudo para correr bem. É divertido... Tenho a certeza que quem vir vai gostar muito...

E vai lá estar para facilitar a vida aos concorrentes ou nem por isso?

Vou lá estar para conduzir o programa. Não vou lá estar para ajudar nem para fazer o contrário. Como é óbvio, quero muito que todos levem os 50.000 € para casa, mas já sabemos que não vai ser bem assim...

E, em relação a outros projetos, há mais alguma coisa que possa avançar?

Estou a ler dois guiões de cinema, de dois filmes que provavelmente irei fazer. Ainda não tenho a certeza mas, à partida, sim. Há um que vai ser filmado ainda este ano, o outro ainda não sei. Depois vamos ver... Já é muita coisa! Tenho também os meus projetos pessoais, há algumas coisas a acontecer. Provavelmente, irei abrir outro restaurante no próximo ano mas, neste período, nos próximos seis ou sete meses, devo ficar por aqui.

Atualmente, em termos de restauração, quais são os restaurantes que tem?

Tenho o Ofício em Lisboa, o Lapa Lapa no Porto e um outro que ainda não posso revelar... [sorri]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.