Com mimos. Muitos mimos. Foi assim que Nicolau Breyner foi tratado pela família e por dezenas de amigos dos mundos do teatro, da televisão e da política, que compareceram em peso na sessão de estreia do espectáculo com que o conhecido artista decidiu comemorar os seus 50 anos de carreira.
Muito feliz depois de descer do palco do Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, onde o "show" estará em cena até domingo, o velho Nico resumiu os seus sentimentos em duas frases: "É sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido e é ainda melhor quando isso acontece por parte de pessoas que me têm acompanhado ao longo de todos estes anos, que são muitos. A República faz 100 anos e eu tenho metade", afirmou Nicolau, esquecendo propositadamente que, na realidade, já caminha para os 70 anos, que completará a 30 de Julho.
Ao longo de cerca de 90 minutos, o tempo que levou, segundo diz, a casar, o actor dá vida a um espectáculo intimista, onde "conversa" com o público e conta algumas das histórias que viveu ao longo da sua carreira, ao mesmo tempo que faz uma paródia à sociedade actual, às crianças, aos idosos e aos governantes. "Só conto 30% das coisas, porque se fosse para contar tudo o espectáculo tinha de ser interdito a menores, mulheres, políticos e qualquer representante de forças que andam fardadas", garantiu Nicolau Breyner.
O actor Vítor de Sousa concorda com as afirmações do anfitrião do espectáculo, mas lá revelou alguns segredos: "O Nicolau, com quem trabalhei várias vezes, é a pessoa mais fria da Península Ibérica. Pode estar um calor de rachar, que ele tem sempre frio e obriga toda a gente que o rodeia a quase morrer sufocado. Não conheço ninguém assim. Depois, tem um lado místico fascinante. Durante anos ele passava sempre pela Basílica da Estrela para rezar antes de ir trabalhar. Ainda hoje mantém esse lado religioso muito activo."
Para a actual mulher de Nicolau Breyner, o espectáculo dos 50 anos de carreira do actor representa a concretização de um sonho. "Quando ele descobriu que tinha um câncro na próstata, todos nós ficámos arrasados. Mas ele, como eu sempre acreditei, conseguiu vencer essa batalha e está aqui a provar que continua bem vivo e que é um excelente profissional, pai e marido", disse Mafalda Bessa.
Com a família em peso no Auditório dos Oceanos, Nicolau Breyner recebeu os parabéns de inúmeras figuras conhecidas do grande público como Paulo Portas, Teresa Guilherme, Sílvia Rizzo, Joaquim Monchique, João Braga, André Cerqueira, Siomara, Ana Maria Lucas, Francisco Nicholson, Lurdes Norberto, Lili Caneças, Siomara, entre muitas outras celebridades.
Veja as melhores imagens desta noite de festa.
(Texto: Carlos Tomás)
(Fotos: Gonçalo Português)
Comentários