"Vocês sabem do que estou a falar" é o nome do primeiro livro escrito pelo treinador Octávio Machado, uma obra que o próprio considera que vai ajudar a regenerar o futebol português.

O antigo treinador do Sporting, actual vereador em Palmela, não deixou escapar nenhum tema da actualidade do futebol. Durante a apresentação da sua obra, no restaurante O Madeirense, em Lisboa, Octávio Machado criticou quem tem interesse em manter a estrutura "arcaica" do futebol português e afirmou que Mesquita Machado, presidente da assembleia geral da Federação Portuguesa de Futebol, está a mais.

Aproveitou ainda para desafiar os dirigentes de clubes a iniciarem uma regeneração do desporto, começando por "quantificar o dinheiro que o futebol gera e a comparar com os montantes que entram nos cofres dos clubes".

Nem o seleccionador nacional, Carlos Queiroz, ficou esquecido: "Ele vai ter de saber lidar com muitos críticos dentro do futebol, que podem perturbar o seu trabalho. Espero que ele tenha sucesso e que não encontre a mesma porcaria de 1993", referiu Octávio Machado.

Sem papas na língua, sublinhou que "o futebol continua com muitos protagonistas que já estão fora do prazo de validade" e afirmou, com orgulho, que caso não tivesse apostado em Ricardo Carvalho, estrela do Chelsea, "ele estaria hoje num qualquer clube da segunda divisão".

Actual vereador da Câmara de Palmela, Octávio Machado, de 59 anos, destacou-se como futebolista em equipas como o Vitória de Setúbal (1968 a 1974 e de 1980 a 1983) e FC Porto (1975 a 1979).

Como treinador conta com passagens pelo Salgueiros (1983), FC Porto (adjunto de 1984 a 1993) e Sporting (1995 a 1998). Em 2001/02 regressou aos "Dragões", mas abandonou o clube a meio da época devido a divergências com Pinto da Costa. Entre os muitos segredos guardados sobre a sua vida no futebol, destaque para a sua recusa em cumprimentar José Mourinho, Pinto da Costa e Artur Jorge.

Na hora de apresentação pública do seu livro, Octávio Machado contou com a presença de inúmeros amigos, entre eles Sá Pinto, Pedro Barbosa, José Veiga (antigo director desportivo do Benfica), João Malheiro (ex-director de comunicação do Benfica) e João Rita (comentador desportista).

Veja as fotos da apresentação da obra.

Vanessa Amaro (texto)