Nesta noite de sábado, a partir das 21 horas, Catarina Furtado e José Carlos Malato subirão ao palco instalado na Antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém para dar início à festa da Declaração Oficial das “7 Maravilhas da Gastronomia” portuguesa.
Os 21 pratos finalistas, distribuídos por sete categorias – entradas, sopas, marisco, peixe, caça, carne e doces – foram selecionados por um painel de 21 personalidades e colocados a votos.
O número de votos ultrapassou largamente as expetativas, sendo muito superior aos da eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” em 2010. Até ao dia 5 de Setembro estavam registados mais de 780.000 votos.
Apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, o espetáculo tem transmissão em direto na RTP1, RTP África e RTP Internacional.
Num palco “que promete unir a música e a dança em tributo à melhor gastronomia nacional”, vão actuar nomes como Rui Veloso, Ana Moura, Boss AC, Carminho e o projecto Zeca Sempre.
A organização propõe-se surpreender e “aguçar o apetite” aos cerca de 5 mil espetadores esperados no recinto e aos telespetadores da RTP, com um cenário “em constante metamorfose”.
Será um chef, transportando uma cataplana, que servirá o espetáculo e que ao longo da noite fará a ligação entre os seus diferentes atos.
Numa viagem por sabores tão portugueses como a alheira de Mirandela, as amêijoas à Bulhão Pato, o bacalhau à Gomes de Sá, a chanfana, a perdiz de escabeche ou o pudim do Abade de Priscos, a noite promete revelar-se verdadeiramente “deliciosa”.
Comentários