Maradona é um ícone do futebol mundial que fez história ao serviço da selecção argentina. El Pibe, como ficou conhecido, é considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos. Agora, aos 49 anos, a sua vida vai ser narrada num documentário cinematográfico realizado por um dos seus maiores fãs, o realizador sérvio Emir Kusturica.
De Buenos Aires a Nápoles, passando por Cuba, Kusturica traça o retrato da vida de Maradona, desde o seu humilde início até alcançar a fama mundial, focando inevitavelmente o seu retiro precoce do meio futebolístico devido à dependência de estupefacientes.
Maradona atingiu o seu ponto máximo como jogador na Copa do Mundo de 1986, conduzindo à vitória a selecção argentina na final contra a Alemanha. Em 1991, a relação de Maradona com drogas veio a público, quando este foi expulso do Nápoles.
O jogador passou a jogar no Sevilha, mas em 1994 foi suspenso pela FIFA por um ano, novamente por consumo de drogas. Diego nunca mais recuperou e, no dia do seu 37° aniversário, retirou-se definitivamente dos campos de futebol.
Nos últimos anos, o jogador escreveu uma autobiografia, apresentou um programa de televisão, fez diversos tratamentos de desintoxicação e actualmente está no comando da selecção argentina.
"Maradona" chega às salas portuguesas já esta quinta-feira, dia 19.
Comentários