O tema do evento era a nova colecção de óculos da manequim brasileira Ana Hickmann. Mas quando a modelo/criadora pisou a passerelle, sábado à noite, no salão Almada Negreiros, no porto de Lisboa, todos os olhares se dirigiram para o par de pernas mais longas do mundo: 1 metro e 20 centímetros, segundo o Guines Book dos Records.

Ares de espanto surgiram nos quatro cantos da plateia assim que a musa inspiradora de marcas como "Benzo" e "Yves Saint Laurent" surgiu em cena, exibindo 1 metro e 85 de altura, sem contar com os saltos altos.

"Que mulher tão grande!", exclamavam convidados como a actriz Liliana Santos, a manequim Débora Montenegro, a mulher do treinador do FC Porto, Zulmira Ferreira, ou a produtora de moda Bárbara Taborda.

Nos bastidores do desfile, as manequins portuguesas também ficaram perplexas com o porte de Ana. "Pela primeira vez na minha vida, sinto-me baixinha...", comentou Merche Romero, que também desfilou óculos da colecção. "Eu até fiquei com vergonha de tirar fotos ao lado dela!", acrescentou a actriz Andreia Dinis.

Muito melga, Daniel Nascimento, repórter do programa televisivo "Êxtase", disse tantas vezes à própria Ana que ela era um exagero de centímetros que a brasileira, muito descontraída, teve de lhe pôr um freio : "O que é que você tem contra mulheres altas? Cada um é feliz do jeito que é: baixo, alto, magro, cheiinho... Eu sou feliz assim. E você é?"