A Fundação Born This Way de Lady Gaga e o Conselho Nacional de Saúde Comportamental anunciaram que irão expandir o programa piloto de cuidados de saúde mental a 20 escolas secundárias adicionais em todo o país este outono. O inovador programa permite que os jovens apoiem-se uns aos outros em momentos de necessidade ou crise.

"No programa "With teen Mental Health First Aid" nós gostamos de dizer, não há problema em não estar bem", disse Lady Gaga, co-fundadora da Born This Way Foundation, no palco do seu espetáculo em Las Vegas enquanto falava para 16 estudantes que haviam acabado de completar o primeiro piloto em oito escolas em todo o país. "Às vezes quando a vida te dá um milhão de razões para não quereres ficar, só precisas de uma pessoa que olhe por ti, que te ouça e que te ajude a obter aconselhamento", acrescentou a cantora.

"Juntos, a fundação Born This Way e o Conselho Nacional de Saúde Comportamental, colocaram este programa em oito escolas e em breve estarão em outras 20. Eu sei ,com toda a certeza, que não vou parar por aqui", continuou. "Eu quero o programa em todas as escolas deste país."

O programa é dirigido a alunos do secundário, do 10º ao 12º ano, e transmite informação sobre doenças mentais incluindo como identificar e responder a um problema de saúde mental ou uso de substâncias. Os alunos aprendem um plano de ação de cinco etapas para ajudar os seus amigos que podem estar a enfrentar um problema de saúde mental ou crise, como o suicídio, e destaca a importante etapa de envolver um adulto responsável e confiável entre os seus pares.

"Não é realmente 'normal' falar sobre saúde mental com as pessoas. Ser capaz de ajudar os outros a saber mais sobre saúde mental e as reais lutas que estamos a experenciar é importante", disse Drew Voris, um dos alunos que completou a nível nacional o programa piloto. "Ninguém diz que não posso ir à festa porque tive um ataque de pânico. Ser capaz de falar abertamente sobre estar a tomar antidepressivos ou lidar com a ansiedade, ter esta consciência e ter uma conversa normal sobre saúde mental é realmente importante", acrescentou.

Abordar as necessidades de saúde mental dos adolescentes é extremamente importante. Metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos e três quartos aos 20 anos. Deixados sem tratamento, os problemas de saúde mental podem levar a sérias consequências para o bem-estar de um jovem, incluindo um risco maior de abandonar a escola. Tragicamente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 24 anos de idade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.