"A minha filha está finalmente em paz". Foi com estas palavras que a mãe de Jade Goodie anunciou ontem o falecimento da mais famosa estrela mundial do programa Big Brother. Aos 27 anos, Jade sucumbiu a um cancro que transformou os últimos sete meses da sua vida num inferno.

O público inglês acompanhou, dia a dia, a agonia de Jade Goody, cuja popularidade galgou fronteiras depois de uma memorável participação na versão inglesa de Big Brother.

Em pouco tempo, Jade tornou-se uma das figuras mais conhecidas e disputadas da vida social no mundo anglo-saxónico. A sua participação em eventos passou a ser paga a peso de ouro.

Quando, em Agosto passado, lhe foi diagnosticado um cancro, Jade usou a sua popularidade para ajudar causas humanitárias. Decidiu então casar-se com o seu último namorado, Jack Tweed - e só em direitos cobrados a televisões e revistas pela cobertura do casamento recebeu mais de um milhão de euros, que dividiu entre a família e instituições de solidariedade.

Recentemente, os médicos permitiram que Jade deixasse o hospital e passasse os últimos dias de vida na sua casa, no Upshire, Essex, onde ontem faleceu. Deixa dois filhos menores.