Se ainda estivesse vida, a princesa Diana completaria hoje 59 anos de vida. Não passando despercebido à data, Harry aproveitou para chamar a atenção à importância que o contributo das pessoas tem na sociedade e na mudança que esta necessariamente precisa.

Através de uma mensagem transmitida via vídeo, o príncipe sublinhou: "A minha mulher disse, recentemente, que a nossa geração e aquela que a antecedeu não fizeram o suficiente para corrigir os erros do passado. Lamento".

"Lamento que não tenhamos tornado o mundo no lugar onde merecíamos viver. O racismo institucional já não tem lugar na nossa sociedade, no entanto, continua a ser endémico", defendeu.

"Quero que saibam que estamos comprometidos em fazer parte da solução e da mudança que estamos todos a liderar. Agora é o momento e nós sabemos que vocês conseguem", continuou.

Por fim, recordou a mãe, a princesa Diana. "Estou incrivelmente orgulhoso por fazer fazer destes prémios que homenageiam o legado da minha mãe. (...) Sei que ela tem sido uma inspiração para muitos de vocês e posso-vos garantir que ela está a torcer por vocês".

"Agora, estamos a presenciar uma situação no mundo onde a divisão, o isolamento e a raiva estão a dominar, enquanto a dor vem ao de cima. Como muitos de vocês, ela nunca escolheu o caminho fácil, o mais popular, ou o mais confortável - mas lutou por algo, lutou por aqueles que precisavam", completou.

Leia Também: Meghan Markle deixou Harry "embaraçado" com gafe em casamento de Eugenie