Américo Amorim, considerado "o rei da cortiça", é o homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 7 mil milhões de dólares. Seguem-se Belmiro de Azevedo, Joe Berardo e Horácio Roque.

Estes quatro empresários são os únicos nomes portugueses que fazem parte da lista/2008 da Forbes, que divulga as identidades dos 1.125 mais ricos de todo o planeta.

Amorim, de 73 anos de idade, ocupa a posição 132 desse rol. O patrão da Sonae, Belmiro de Azevedo, surge no 605º posto, com 2 mil milhões de dólares, seguindo-se Joe Berardo (no 677º lugar com 1,8 mil milhões) e Horácio Roque, presidente do Banif, com uma fortuna estimada em 1, 4 mil milhões, em 843º.

A lista da Forbes é encabeçada pelo norte-americano Warren Buffett, de 77 anos, com 62 mil mil milhões de dólares. O segundo é Carlos Slim e sua família, do México, com 60 mil milhões, e o terceiro é Bill Gates, dos EUA, com 58 mil milhões.

Curiosidades: o russo Abramovich, ex-patrão de José Mourinho, é o 15º mais rico do mundo, com 23,5 mil milhões de dólares; Sílvio Berlusconi, de Itália, aparece em 90º, com 9,4 mil milhões; o "nosso" Stanley Ho é o 113º, com 8,0 mil milhões; Steven Spielberg está no 368º lugar, com 3 mil milhões; e Oprah Winfrey ocupa a 462ª posição, com 2,5 mil milhões de dólares.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.