Em 1999, chamava-se Paulo e decidiu mudar de sexo. Hoje, dá pelo nome de Filipa Gonçalves, é manequim e uma mulher "perfeita".
Filipa, hoje com 30 anos, filha mais nova do ex-futebolista do Benfica Nené, conta toda a sua odisseia na biografia "Absolutamente Mulher", que vai lançar no próximo dia 5 de Abril.
"Desde os 3 anos que percebi que era diferente dos outros meninos. Só gostava de brincar com bonecas. Quando ia à casa de banho fazia sempre chichi sentada e quando minha mãe me dava banho a minha brincadeira era tentar esconder a pilinha", conta a manequim.
Insatisfeita com a sua condição, aos 18 anos decidiu mudar de sexo. Após várias intervenções em Portugal, que correram bastante mal, Filipa recorreu a especialistas estrangeiros para conseguir os seus objectivos: "Em 2004, na Suíça, os médicos reconstruíram tudo o que estava errado. Acabaram-se os problemas de saúde e consegui finalmente ter uma vagina perfeita".
Depois, Filipa enfrentou outra dura batalha para conseguir mudar de identidade. Ao fim de dois ou três anos de guerra burocrática, foi finalmente reconhecida como mulher pelas autoridades portuguesas.
Sempre apoiada pelos pais, Filipa Gonçalves explica que decidiu escrever a sua história de vida, "Absolutamente Mulher", para mostrar às pessoas que "o mais importante é sentirmo-nos bem" e que "nunca devemos desistir".
Filipa está solteira, neste momento, mas diz-se "pronta para amar".
Comentários