Corria o ano de 2014 quando Rui Martins, de 49 anos, voltava a ser notícia em alguns meios portugueses. Segundo dizia, ia ser duplo de Brad Pitt no filme ‘Go Like Hell’, sendo que já era conhecido o seu trabalho em outras grandes produções de Hollywood (como ‘Identidade Desconhecida’, ‘Lucy’, ‘007’ ou ‘Taxi Driver’).

Os títulos que correram vangloriavam esses feitos e ainda se especulava sobre um alegado salário de 1.300 euros/dia, pelo seu suposto trabalho. No entanto, as notícias sobre os feitos de Rui Martins já remontam a 2013, altura em que alegadamente comemoraria ‘25 anos de carreira como duplo de televisão e cinema’.

O desvelar desta história rebuscada foi feito no início deste mês pela revista Visão, que se propôs escrever sobre a interessante história do duplo português. A pesquisa mais aprofundada da revista resultou numa nova espécie de história, a desconstrução de uma personagem.

O Notícias ao Minuto falou com o coordenador de duplos da equipa Mad Stunts, David Chan, conhecedor dos meandros da profissão, e depois de acionados alguns contactos, a opinião é perentória.

“O filme 'Go Like Hell', ainda não começou a ser rodado e não irá estrear em 2015. O Rui Martins não foi duplo do Matt Damon e não trabalhou no filme ‘Identidade Desconhecida’. O Rui nem sequer trabalha como duplo na ficção nacional. Existe apenas registo de um trabalho em que ele participou como duplo, numa novela da TVI”, afirma David Chan.

A nível internacional, ninguém conhece o nome do 'duplo português'

A informação prestada pelo profissional vai de encontro ao já referido pela reportagem da equipa da Visão e é comprovado pela falta de referências ao nome de Rui Martins nos filmes em que diz ter entrado como duplo. O site IMDb, com informação bastante completa sobre as fichas técnicas dos filmes, pode comprová-lo.

Mais ainda: David diz ter contactado os coordenadores de duplos de algumas das produções internacionais em que Rui diz ter entrado e todos desmentem as alegações. O 'duplo', que repetiu à Visão ter trabalhado no filme 'Spectre', embora não como duplo de Daniel Craig, é mesmo desmentido pelo coordenador de duplos do último filme da saga ‘007’. Gary Powell indicou a David Chan que Rui Martins apenas lhe “pediu trabalho algumas vezes pelo Facebook” e que “nunca entrou em Bond24 [Spectre]”.

“Confesso que fico desapontado, com a quantidade de canais de comunicação que publicam a verborreia do Rui Martins”, acrescenta David Chan, que garante não ter um interesse pessoal na história.

“Nunca conheci o Rui Martins em pessoa, nem nunca nos cruzámos no meio profissional. Mas como coordenador de duplos da equipa Mad Stunts e duplo profissional, não posso permitir que a nossa profissão seja manchada e posta em causa pelas mentiras do Rui”, termina.