Cristina Ferreira está a aproveitar muito bem os dias de descanso a explorar o que de melhor o nosso país tem. Ora, uma das paragens que a apresentadora fez foi numa aldeia histórica, no distrito da Guarda: Marialva.

No seu blogue, Cristina descreve a experiência:

"São a vontade de fazer diferente do Paulo e da Carmen. Não foi um sonho mas, tornou-se acrescento de vida quando decidiram tornar o projeto único. Começaram por comprar as casas, sem saber o que fazer delas. Até que foram nascendo, ano após ano. Ficam em Marialva, onde vivem, lá no alto, 30 pessoas. 30 pessoas que acham pouca graça às pedras. O olhar das gentes que ali vivem já não permitem ver para além do que têm sido uma vida inteira. São velhos, quase todos. Perguntam até hoje de onde vem esta gente.

A gente que ali ruma à procura do que eles têm em demasia. O silêncio que nos apazigua é o pão deles de cada dia. Quando cheias, as Casas do Côro, recebem 65 pessoas. O dobro de quantos ali moram. Ganhou vida a aldeia. Tudo foi pensado ao pormenor. A casa que está no nome faz jus ao que sentimos. Até no jantar onde, a família, se junta à mesa. O local que serve hoje as refeições era um quintal. Do senhor Américo.

Dizia que as batatas eram as melhores de Marialva. Durante anos quis vender o pedaço de terra ao senhor Paulo. Cuidava das batatas até morrer. O Paulo não precisava do quintal mas, foi vencido pelo cansaço. E ali nasceu o espaço da partilha. O senhor Américo tinha razão, ali há qualquer coisa que é o melhor do mundo", conta.

Veja as fotos partilhadas pela personalidade, onde mostra de forma pormenorizada a casa onde ficou hospedada.