Descalça, mas trajada a rigor, a jovem actriz Cláudia Vieira desfilou ontem à noite nas Marchas Populares de Lisboa sob uma contínua chuva de aplausos. Ela foi uma das celebridades mais acarinhadas pelo povo que se concentrou ao longo da Avenida da Liberdade.

Cláudia foi madrinha da Madragoa e desfilou ao lado do padrinho do mesmo bairro, o seu namorado e também jovem actor Pedro Teixeira. "Aceitámos este papel por ser uma festa do povo e de pessoas genuínas", explicou a actriz a SapoFama, satisfeita com a experiência, apesar dos pés doridos. "Não é fácil andar descalça pela Avenida da Liberdade...", admitiu ela, sorridente.

Outra figura das Marchas de ontem à noite foi Cinha Jardim. A "tia" vestiu as cores de Alfama e levou a missão muito a sério: "Este ano estou muito nervosa, porque é a última vez que aqui venho desfilar e sinto uma responsabilidade acrescida", disse ela, minutos antes de começar a descer a Avenida.

E a verdade é que a noite correu bem a Cinha Jardim. Na hora dos votos, o júri atribuiu o primeiro prémio, precisamente, a Alfama, "ex-aequo" com o bairro do Castelo.

Uma mulher visivelmente feliz era, também, Carla Andrino. Enquanto se preparava para desfilar pelo 13º ano consecutivo pelo bairro da Graça, a actriz confessou as suas motivações: "Esta data é muito importante para mim e para o meu marido. Faz hoje 26 anos que me enamorei por ele. Vamos desfilar juntos nesta noite tão especial de Santo António."

Uma noite de folia que terminou já os galos cantavam...

(Texto: Maria Ana Figueira)

(Fotos: Gonçalo Português