Duas centenas de pessoas juntaram-se ontem, sexta-feira, na Igreja de Santo Condestável, em Lisboa, para a missa de corpo presente de Mariana Rey Monteiro. Familiares, amigos e simples admiradores da actriz prestaram a última homenagem a uma  grande senhora do teatro nacional falecida aos 87 anos de idade.

Numa cerimónia em que dois netos da extinta fizeram as leituras litúrgicas marcaram presença personalidades como a ministra da Cultura Gabriela Canavillhas, Maria Barroso, Pedro Santana Lopes e Alice Vieira. Mas, principalmente, muitos dos que trabalharam com Mariana Rey Monteiro, como Nicolau Breyner, Rui Mendes, Márcia Breia e Catarina Avelar.

Tal como no final de uma peça de teatro, à saída do caixão da igreja ouviram-se aplausos no último adeus à actriz. Da Igreja de Santo Condestável, o corpo de Mariana Rey Monteiro seguiu para o jazigo da família, no cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Filha de Robles Monteiro e Amélia Rey Colaço, dois grandes nomes do teatro, "Marianinha", como era carinhosamente tratada pelos amigos, morreu, com 87 anos, na passada quarta-feira, dia 20, de causas naturais.

Veja as imagens do último adeus a Mariana Rey Monteiro.(Texto: Vanessa Costa Nunes)

(Fotos: Joaquim Gromicho/SapoFama)