A bailarina dos New Kids on the Block que sonhava ser atriz faz hoje 50 anos. Nascida em The Bronx, um dos bairros mais problemáticos de Nova Iorque, nos EUA, em 1969, a cantora, compositora, produtora e empresária filha de emigrantes porto-riquenhos que chegaram a viver com dificuldades é, hoje, uma das mulheres mais sensuais do mundo. Mas há mais coisas sobre Jennifer Lopez que provavelmente (ainda) não sabe.

1. Tem duas irmãs

Jennifer Lynn Lopez, filha da dona de casa Guadalupe Rodríguez e do técnico de informática David López, tem duas irmãs. A mais velha chama-se Leslie López. A mais nova, Lynda Lopez, é jornalista. "Sempre observei muito os meus pais. O meu pai chegou a trabalhar à noite e eu tinha a perfeita noção do muito que ele se esforçava por nós. A minha mãe chegou a fazer reuniões da Tupperware", recorda a artista.

2. Foi bailarina dos New Kids on the  Block e de Janet Jackson

Muito antes de ser famosa, Jennifer Lopez dançou com a boysband americana New Kids on the Block, que fez furor no final da década de 1980 e no início da de 1990. Foi selecionada num casting em 1991 e atuou com o grupo na cerimónia de entrega dos prémios American Music Awards desse ano. Mais tarde, foi contratada para dançar numa digressão de Janet Jackson e escolhida para entrar num dos vídeos da cantora.

3. Fatura 40 milhões de euros por ano

Apesar de alguns dos últimos discos que lançou não terem vendido como os que gravou no início da carreira de cantora, Jennifer Lopez continua a faturar cerca de 40 milhões de euros por ano. A também atriz, compositora, produtora discográfica, produtora de televisão e empresária é dona de uma empresa de perfumaria que já lançou várias fragrâncias no mercado e também é a imagem da marca de moda americana Guess.

Nos últimos anos, fez também uma parceria com a Inglot, desenvolvendo uma linha de cosmética com o seu nome. Ao longo da carreira, lançou uma etiqueta de moda, concebeu duas coleções de calçado com o designer italiano Giuseppe Zanotti. Foi também produtora executiva da programa de televisão "World of dance", uma competição de bailarinos. Tem uma fortuna pessoal avaliada em 400 milhões de euros.

4. Os pais não queriam que fosse atriz

Em 1986, quando ainda estudava, Jennifer Lopez fez vários castings, tendo sido selecionada para o filme "My little girl", uma produção independente com um orçamento reduzido realizada por Connie Kaiserman. Deslumbrada com a estreia no cinema, decidiu que iria ser "uma atriz famosa". Os pais não a apoiaram. "É uma ideia muito estúpida", criticou a mãe. "Isso não é profissão para os latinos", anuiu o pai.

5. Fez figuração num vídeo de Samantha Fox

Além de entrado no vídeo do single "That's the way love goes" da cantora Janet Jackson, Jennifer Lopez também fez figuração num vídeo da cantora inglesa Samantha Fox, em 1991. A intérprete de êxitos globais como "On the floor", "Ain't your mama" e "Love don't cost a thing" pode ser vista no teledisco de "(Hurt me! Hurt me!) But the pants stay on", o primeiro single de "Just one night", o quarto álbum da artista britânica.

6. Foi a primeira mulher a ter um disco e um filme no topo das tabelas

Em 1999, surpreendida com o êxito do primeiro disco, Jennifer Lopez decidiu dar prioridade à carreira de cantora, apesar de continuar a fazer filmes com alguma regularidade. No final de janeiro de 2001, o seu segundo álbum, "J.Lo", atingiu o primeiro lugar no top de vendas e a comédia romântica "O casamento do meu melhor amigo", que protagoniza com Matthew McConaughey, tornou-se no filme mais visto.

7. Tem medo da morte e da solidão

Apesar de passar a imagem de uma mulher confiante e empoderada, Jennifer Lopez vive assustada com a perspetiva da morte. "Sempre tive um medo enorme de morrer ou de ficar doente", admitiu já. "A coisa de que tenho mais medo, ainda assim, é de ficar sozinha. Acho que esse é o maior medo dos artistas. É por isso que procuramos as luzes da ribalta. Para não estarmos sozinhos e sermos adorados", assegura a cantora.

8. Vendeu 51.000 perfumes no dia do lançamento

Em 2011, nove anos depois de ter apresentado o seu primeiro perfume, Glow by JLo, Jennifer Lopez lançou uma nova fragrância, Love and Light. No dia em que foi posta à venda, em exclusivo nas lojas da cadeia de retalho HSN, vendeu 51.000 frascos, um recorde. Só esse perfume rendeu-lhe um lucro de 2,6 milhões de euros. Desde 2002, a intérprete de "Ain't it funny", "Get right" e "On the floor" já lançou mais de 20 aromas.

9. Criou uma fundação para auxiliar mulheres e crianças

Em 2009, Jennifer Lopez foi, em parceria com uma das irmãs, a jornalista Lynda Lopez, uma das principais impulsionadoras da criação da fundação Lopez Family Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada para prestar cuidados de saúde a mulheres e crianças carenciadas. Além de consultas de telemedicina em parceria com o Children's Hospital Los Angeles, também ajudam famílias em Porto Rico e no Panamá.

10. Figura no Guinness World Records

Em 2002, em pleno auge do sucesso como cantora, lançou "J to tha L-O! The Remixes", um disco de remisturas e novas versões de alguns dos seus maiores êxitos, com a participação de artistas como Fat Joe, 50 Cent, Ja Rule ou P. Diddy, um dos alter egos do rapper Puff Daddy. Foi o primeiro disco de remisturas a atingir o primeiro lugar da tabela de vendas nos EUA, entrando para o livro de recordes Guinness World Records.