Numa noite grandiosa em que a música, a dança e a comida se fundiram num saboroso manjar, ficámos finalmente a conhecer as “7 Maravilhas da Gastronomia”.

Na Antiga Escola Prática de Cavalaria, em Santarém a noite foi de gala.

Catarina Furtado e José Carlos Malato fizeram uma entrada triunfal ao surgirem em palco viajando confortavelmente numa “carruagem-couve” e conduziram durante cerca de duas horas um espetáculo que maravilhou o público.

Um verdadeiro desfile do melhor que a tradição portuguesa pode oferecer. O mar, os temperos, as mesas com toalhas aos quadrados, os cabeçudos, os cavalos ribatejanos a dançarem ao ritmo do malhão, interpretado por Ana Moura, e como não podia deixar de ser o Zé Povinho.

Actuações como a de Rui Veloso, com Porto Sentido levaram ao rubro o público presente. Verdadeiramente notáveis, foram interpretações como “Maria Faia”, pelo projecto Zeca Sempre, “Menina Estás à Janela”, por Boss AC e “Alecrim Doirado”, por Carminho, que surpreenderam por estarem muito longe dos seus registos habituais.

E os vencedores são: a Alheira de Mirandela, o Queijo da Serra da Estrela, o Caldo Verde, o Arroz de Marisco, a Sardinha Assada, o Leitão da Bairrada e os Pastéis de Belém.

Cerca de 1 milhão de portugueses votaram nos seus pratos preferidos, aqueles que consideram merecer o epíteto de “Maravilha”.

Não perca amanhã a reportagem completa, aqui no SapoFama.