• SAPO Lifestyle SAPO Lifestyle Início
  • Moda e Beleza
    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde
    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família
    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida
    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores
    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama
    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral
    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer
    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  • Mais Menu
    Menu
    • Moda e Beleza
      • Atualidade
      • Dicas e Tendências
      • Beleza e Estética
      • Para Ele
      • Especiais
    • Saúde
      • Atualidade
      • Peso e Nutrição
      • Fitness e Bem-Estar
      • Saúde e Medicina
      • Sexo
      • Especiais
    • Família
      • Atualidade
      • Gravidez
      • Bebé
      • Criança
      • Pais e filhos
      • Relações
      • Especiais
    • Vida
      • Atualidade
      • Comportamento
      • Dinheiro e Carreira
      • Ecologia
      • Especiais
    • Sabores
      • Receitas
      • Atualidade
      • Chefes e Restaurantes
      • Dicas
      • Especiais
    • Fama
      • Atualidade
      • Estilos
      • Especiais
    • Astral
      • Previsões
      • Astrologia
      • Signos
      • Práticas
      • Terapias
      • Espiritualidade
    • Casa e Lazer
      • Atualidade
      • Decoração e Jardins
      • Viagens
      • Passatempos
      • Especiais
    Tópicos
    • Entrevistas
    • Cartoon
    • Passatempos
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Entrevistas
  • Cartoon
  • Passatempos
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Ana Bola vai dar aulas

Top Fama
1 abr 2010 10:25
Fama
  • fama
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • "Vou dar o último concerto antes da Masha nascer", revela Bárbara Tinoco
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 1 abr 2025 18:33

    "Vou dar o último concerto antes da Masha nascer", revela Bárbara Tinoco

  • Ana Bola lamenta morte da poetisa Adília Lopes. Tinha 64 anos
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 31 dez 2024 08:19

    Ana Bola lamenta morte da poetisa Adília Lopes. Tinha 64 anos

Este artigo tem mais de 15 anos
  • Ana Bola prepara-se para mais um grande desafio na sua vida. A actriz é a directora pedagógica do Curso de Humor e Comédia na ACT – Escola de Actores e vai leccionar uma disciplina que se ajusta ao seu brilhante percurso no meio artístico: Autoria e Escrita Humorística.
A eterna "Mulher do Senhor Ministro" deu a primeira "aula" aos jornalistas, no dia em que foi apresentado o leque de profissionais envolvidos no projecto.
Veja como foi!
  • Ao lado do filho, Tiago Forte, Ana Bola vai dirigir o curso que pretende dar uma especialização intensiva a todos aqueles que valorizam o seu sentido de humor e querem desenvolver as suas capacidades cómicas – actores, escritores, guionistas, apresentadores, locutores, publicitários... 
" O Tiago é um profissional competente. Ajuda-me em muitas coisas e sempre que posso e quando estou mais cansada, passo-lhe trabalho", revela Ana Bola, desmotivada pela pressão que a TV hoje impõe sobre um actor.
  • Virgílio Castelo, César Mourão, Luís Pamplona, Heitor Lourenço, António Machado, Vítor de Sousa, Pedro Curto, Miguel Sermão, Tiago Forte, Ana Bola e Maria Rueff são alguns dos nomes sonantes que integram o corpo docente. Se "rir é o melhor remédio", então há que desenvolver as capacidades e o talento de quem devolver o sorriso aos portugueses.
  • O (bom) humor corre nas veias de Ana Bola e é por isso que está à vontade para ensinar novas gerações de comediantes. As inscrições já estão abertas e, até 26 de Abril, a ACT vai seleccionar os 26 alunos, que por 1850€, vão ter o privilégio de cursar intensivamente (320 horas de aulas) com alguns dos melhores profissionais que trabalham na comédia em Portugal.
  • Pedro Curto produziu alguns dos mais célebres programas de humor. Ao lado de Vítor de Sousa, professor da disciplina de Humor na Literatura, Pedro vai dar dicas e truques na área da Produção.
  • António Machado, o "barulhinhos", como é carinhosamente conhecido entre os colegas, vai dar uma disciplina que se intitula "Técnicas Sonoras e Imitações".
  • "Queremos que este curso seja um sucesso e uma referência no humor em Portugal", esclarece Patrícia Vasconcelos, directora da ACT – Escola de Actores.
  • "Dá para brincar imenso com a política", assegura Vítor de Sousa, o professor de Humor na Literatura. "Com um bocadinho de humor negro, porque cada vez temos mais notícias que só podem ser anedota. Há muita coisa que não está a correr bem, como por exemplo a Justiça, a Saúde, a Educação e a qualidade de vida das pessoas", esclarece o actor, na foto ao lado de Heitor Lourenço, que vai leccionar a disciplina "O Teatro e o Humor".
  • "O humor é uma arma que ajuda nas relações pessoais", assegura Ana Bola, que viu com bons olhos o programa "Esmiúça os Sufrágios", dos "Gato Fedorento, em plena campanha eleitoral. "Somos um país de caretas mas pela primeira vez tivemos políticos num programa de entretenimento na televisão (SIC). Todos têm medo de ser achincalhados mas ali a coisa correu bem, talvez porque o Ricardo Araújo Pereira é licenciado e está ligado ao jornalismo", admite a actriz.
  • "Há poucos cursos de humor em Portugal porque é uma área que está em segundo plano. Aqui queremos inverter esta tendência porque o humor serve para muita coisa. Não só o talento permite subir a um palco", assegura Ana Bola, que vai conduzir 32 horas do curso.
  • "Gostava que a Rita Blanco fizesse parte do painel. Devia haver mais mulheres a escrever comédia", confessou Ana Bola, protagonista de vários momentos hilariantes na televisão. "Se elas aturam tanta coisa, então só podem ter sentido de humor. Se não há mulheres a escrever comédia é porque os homens não deixam", defende a Sr.ª Directora.
  • De sorriso rasgado Ana Bola e Patrícia Vasconcelos fazem valer a máxima deste curso de Humor e Comédia.
  •  Tiago Forte, coordenador do curso e professor de "Géneros e Formatos Humorísticos"; Patrícia Vasconcelos, directora da ACT, e Ana Bola, Directora Pedagógica e professora de "Autoria e Escrita Humorística".
"O humor é uma indústria em desenvolvimento. Os jornais, as novelas, a politica são áreas onde o humor começa a dar sinais de vida", diz o filho de Ana Bola.
  • "As inscrições estão sujeitas a audições, onde vai estar também a Ana Bola. Vamos dar um texto e os candidatos têm que improvisar. Queremos perceber se há ou não ali qualquer coisa que possa ser uma mais-valia neste curso", explica Patrícia Vasconcelos, filha do cineasta António-Pedro Vasconcelos.
  • António Machado e Vítor de Sousa observam os colegas Tiago Forte, Patrícia Vasconcelos e Ana Bola. Durante a apresentação do curso, as gargalhadas foram constantes entre os actores e os jornalistas.
  • "Tive o privilégio de trabalhar com grandes nomes da comédia como a Laura Alves, Raul Solnado, Herman José e Nicolau Breyner. Sou bem-disposto por natureza e estou à vontade para aprender mais e ensinar", assegura Vítor de Sousa a SapoFama.
  • Vítor de Sousa não aprecia o humor gratuito que hoje recai sobre a religião e a homossexualidade. 
"A Censura nunca mais! Mas devemos fazer uma espécie de auto-censura porque há assuntos que, de facto, são mais fáceis de brincar", explica o actor, que recentemente assumiu a sua homossexualidade.
  • A direcção do curso está entregue ao talento feminino: Patrícia Vasconcelos e Ana Bola.
  • Tiago Forte, Patrícia Vasconcelos e Ana Bola fizeram saber que já há actores bem conhecidos da nossa praça inscritos como alunos no curso de Humor e Comédia da ACT.
  • Não há limites de idade, mas é exigido aos candidatos o 12º ano de escolaridade. Patrícia Vasconcelos e Ana Bola vão estar nos "castings" para avaliar o talento dos alunos.
  • Com início previsto para 3 de Maio, o Curso de Humor e Comédia, de Tiago Forte, Patrícia Vasconcelos e Ana Bola, vai contar ainda com as palestras de António Feio, Manuel João Vieira, Miguel Guilherme e José Pedro Gomes. As mulheres estão em minoria, um sinal de que o humor em Portugal precisa urgentemente de um toque feminino.
  • Patrícia Vasconcelos não resistiu e convidou Ana Bola para "comandar as tropas".
  • Ana Bola arrancou grandes gargalhadas a Patrícia Vasconcelos.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • "Vou dar o último concerto antes da Masha nascer", revela Bárbara Tinoco
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 1 abr 2025 18:33

    "Vou dar o último concerto antes da Masha nascer", revela Bárbara Tinoco

  • Ana Bola lamenta morte da poetisa Adília Lopes. Tinha 64 anos
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 31 dez 2024 08:19

    Ana Bola lamenta morte da poetisa Adília Lopes. Tinha 64 anos

Em destaque

  • Chiara Ferragni, a influenciadora original que construiu um império: "Não fiz isto por fama ou dinheiro"
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 6 jun 2025 10:19

    Chiara Ferragni, a influenciadora original que construiu um império: "Não fiz isto por fama ou dinheiro"

    por Maria Lima dos Santos
  • “Diziam que eu era só da maquilhagem”. Como Camila Coelho venceu o preconceito e criou duas marcas internacionais
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 6 jun 2025 09:07

    “Diziam que eu era só da maquilhagem”. Como Camila Coelho venceu o preconceito e criou duas marcas internacionais

    por Maria Lima dos Santos
  • Num mundo de influenciadores, devemos ser ícones. “Os infuenciadores devem mudar o mundo para melhor”, diz Carlos Moedas
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 5 jun 2025 14:12

    Num mundo de influenciadores, devemos ser ícones. “Os infuenciadores devem mudar o mundo para melhor”, diz Carlos Moedas

    por Maria Lima dos Santos
  • João Cajuda sobre influenciadores e turismo: “A emoção gera mais partilhas, mas a exclusividade converte mais”
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 6 jun 2025 09:48

    João Cajuda sobre influenciadores e turismo: “A emoção gera mais partilhas, mas a exclusividade converte mais”

    por Maria Lima dos Santos

Últimas

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 6 jun 2025 23:36

    Atriz de 'Uma Família Muito Moderna' cresceu! Hoje completou 18 anos

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 6 jun 2025 23:02

    Em Nova Iorque, José Condessa faz reflexão em dia de aniversário

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 6 jun 2025 22:31

    "As divas vão à escola". José Castelo Branco aposta em nova carreira

  • Conselhetório · Fitness e bem-estar · 6 jun 2025 22:00

    O calor pode afetar a visão? Os conselhos de um oftalmologista

    por Rui Avelino Resende
  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 6 jun 2025 21:56

    Luisinha Oliveira declara-se a José Condessa: "Longe, mas sempre perto"

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 6 jun 2025 21:39

    Já nasceu o filho de Gonçalo Ramos e Margarida Domingues

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Moda e Beleza

    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde

    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família

    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida

    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores

    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama

    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral

    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer

    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  •  
    • Instagram
    • Facebook
    • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay