Apetece-lhe um bom bife, uma pizza ou um bom prato tipicamente brasileiro? Em São Paulo, as opções são variadas e vão ao encontro de todos os paladares.

Aproveite os voos de Lisboa para São Paulo da TAP e comece já a pensar no que quer experimentar à mesa de alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Esquina Mocotó

Provar a comida local é sempre um ponto de ordem quando se visita um destino internacional. Neste caso, a Esquina Mocotó foi considerado pelo guia Comer&Beber 2018/2019 o melhor restaurante para este efeito. O Mocotó é um restaurante de comida sertaneja localizado na Vila Medeiros, na zona norte de São Paulo. Aqui acontece o encontro da cozinha sertaneja com um toque de inovação. O restaurante pretende ser uma porta aberta para todos, acolhendo vários paladares, níveis sociais e culturais. Além dos petiscos a provar para abrir caminho para o prato principal, as especialidades da casa vão desde moqueca sertaneja (cozido de caju, banana da terra, maxixe, abóbora e folhas da horta, servida com mix de arroz e farofa crocante de castanha e coco queimado), carne seca desfiada com cebola-roxa até Pirarucu Assado (banda de pirarucu assada com crocante de castanha-do-pará e torresmo, servida com vinagrete de feijão fradinho e mandioca cozida).

Mandioca
Mandioca, prato brasileiro créditos: Pixabay

NB Steak

O restaurante abriu em 1996, numa época em que os rodízios eram apenas encontrados à beira das estradas gaúchas, servindo camionistas e viajantes. O NB Steak veio mudar este panorama nacional, com uma transformação na história do churrasco. Em 2013 foi inaugurada a primeira unidade em São Paulo, próxima ao aeroporto de Congonhas. Atualmente existem três restaurantes NB Steak em São Paulo, nas zonas Campo Belo, Faria Lima e Juscelino Kubitschek.  Os cortes exclusivos da casa são oferecidos em formato de degustação, que pode ser repetido as vezes que quiser. Prove também a costeleta gaúcha, bife ancho, costeleta de cordeiro ou a costela premium no menu à la carte. 

cordeiro
Cordeiro créditos: Pixabay

Chef Rouge

Se prefere cozinha internacional, o francês Chef Rouge é uma das opções a considerar. Dê início às hostilidades com o foie gras ao natural com chutney de abacaxi e torradas de brioche. Recomendam-se o tartare de robalo feito como um ceviche em sumo de cenoura, vinagre de jerez e limão-siciliano, e o cordeiro. Há outras opções onde a criatividade impera, numa mistura de sabores franceses com uma pitada de gostinho brasileiro. Na sobremesa, não há que enganar. A Tarte Tatin é considerada a melhor da capital.

Fasano

A história do Fasano começa em 1902, quando Vittorio Fasano, italiano de Milão e patriarca da família, chegou ao Brasil e inaugurou a Brasserie Paulista, na Praça Antonio Prado. Após a sua morte, o filho de Vittorio Fasano assumiu mais tarde o comando do negócio gastronómico da família, reinaugurando o restaurante na Rua Vieira de Carvalho, no centro da cidade. Desde 1982, o Fasano é reconhecido pela alta gastronomia de influência italiana e pelo serviço impecável, onde a personalidade e a excelência do empresário de restauração Rogério Fasano, se unem à cozinha comandada pelo chefe italiano da Toscana, Luca Gozzani, garantindo que é servida a melhor comida italiana. Existem opções à la carte e um menu de degustação, onde se encontra, por exemplo, o nhoque recheado de ossobuco.

Bela Sintra

Se as saudades de comida caseira portuguesa apertarem muito, há o português A Bela Sintra. Aberto desde 2004, rapidamente se tornou numa referência na cidade de São Paulo no que diz respeito à culinária portuguesa. A cozinha é supervisionada pela Chef alentejana, Ilda Vinagre, que divide as panelas com o chefe operacional Valderi Gomes. Além dos clássicos da cozinha portuguesa, o restaurante também serve pratos internacionais e pratos inovadores criados diariamente pela Chef Ilda. O bacalhau é a figura principal, claro está, e é possível encontrá-lo em 15 propostas diferentes, como o clássico à "Lagareiro", e em criações surpreendentes, tais como "Como Se Faz na Fazenda", "Mil Folhas de Bacalhau" e "Herdade do Esporão".

No final, não se esqueça de fazer um brinde a São Paulo com uma boa caipirinha, a bebida de eleição no Brasil.

caipirinha
Caipirinha créditos: Pixabay

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.