Independentemente da duração da viagem e do meio de transporte escolhido, faça o possível para se sentir cómoda. Vista roupas largas e leves e opte por sapatos rasos e confortáveis e meias de descanso compressivas. Não é aconselhável que, no trajeto, use roupa muito justa pois esta comprime a área abdominal ou as pernas, dificultando a circulação sanguínea. Durante a viagem, a futura mãe deve respeitar algumas regras.

Ponha em prática os conselhos que se seguem e faça uma boa viagem:

1. Sempre que possível, escolha um assento na zona antes ou sobre a asa e a cadeira do corredor (onde se sente menos turbulência) ou os lugares junto das saídas de emergência, os quais dispõem de mais espaço, facilitando assim a sua movimentação e o acesso mais rápido às casas de banho.

2. Deverá levantar-se e, se possível, caminhar de meia em meia hora. Aproveite para balançar o peso do corpo, elevando os calcanhares para ficar de pontas e vice-versa.

3. Sentada, lembre-se de exercitar os membros inferiores. Estique as pernas frequentemente, faça movimentos de pedal, fletindo e estendendo os tornozelos e mexa os pés como se tivesse a pisar alguma coisa, alternando a ponta do pé com o calcanhar pois estes exercícios estimulam a circulação.

4. Quando colocar o cinto de segurança, para proteger o bebé, faça-o sempre abaixo da barriga e nunca sobre ela.

5. Ingira líquidos (sobretudo à água) e evite café e chá, bem como bebidas gasosas. Deste modo equilibra o seu organismo face à baixa humidade das cabines dos aviões e hidrata-se. Lembre-se que a desidratação pode levar à diminuição do fluxo sanguíneo placentário, aumentando o risco de trombose.

Texto: Fabiana Bravo