Imprevistos e azares acontecem a qualquer um, mas nem sempre têm de ser sinónimos de uma viagem “estragada”. Nem sempre há disposição para descortinar uma solução quando se está num momento mais tenso, por isso nada como saber de antemão como pode minimizar ou até contornar uma questão.

Perder o bilhete

Hoje em dia já é bem mais tranquilo devido às novas tecnologias e aos serviços disponibilizados pela companhia aérea. Assim, caso já tenha feito o check-in, nada como imprimir o bilhete outra vez. Já tem também a possibilidade de o guardar no telemóvel. No entanto, caso tenha perdido o bilhete antes e não tenho o eletrónico, nada como dirigir-se ao balcão da companhia e solicitar uma segunda via. Pode acontecer cobrarem um 'x', mas antes isso que perder a viagem.

Fazer um seguro é fundamental

Não julgue que só serve em caso de acidente. Há custos que também estão cobertos pelo seguro, como por exemplo um atraso de 5h, onde pode ser reembolsado num determinado valor. A perda de bagagem também costuma estar contemplada. Antes de embarcar leia bem o seu seguro, para assim saber com o que pode contar se algo correr menos bem.

Em caso de doença

Já bem basta a neura com que fica. Uma doença ou algum acidente, desde que bem comprovados (atestados médicos ou outros), não têm de ser sinónimo de perda da viagem. Prove o sucedido e pode receber o seu dinheiro de volta ou remarcar a viagem.

Voo atrasado

Antes de mais é necessário que saiba qual o motivo e essa informação costuma estar nos monitores. No caso de ser por causa das condições climatéricas, é algo alheio à companhia aérea, portanto não descarregue a sua frustração no atendimento ao cliente. No entanto, se tiver de aguardar mais de 3h, a empresa deve garantir alimentação e hospedagem.

Quando o problema deriva da companhia, esta é obrigada a compensar monetariamente os clientes, sendo que o valor pode ir até aos 600€. Também pode dar-se o caso de não querer viajar devido ao atraso e aí tem a possibilidade de receber o seu dinheiro de volta.

Perder o voo de ligação

É simples, a companhia aérea comprometeu-se a prestar-lhe um serviço. Assim, caso perca o voo de ligação por um atraso do primeiro, a companhia deve pagar-lhe o valor da passagem e de todos os voos de ligação que tiver de fazer ou então colocá-lo num novo voo. Solicite aos funcionários que colem um papel no seu bilhete com a razão do atraso, para assim ser mais fácil receber a compensação e nem ter de estar a explicar sempre o mesmo. Ao fim de 2h de espera, saiba que deve receber alimentação e ser encaminhado a uma zona mais resguardada e de descanso.

Bagagem

As situações são várias, mas nada como saber o que pode fazer:

  • A mala não aparece no tapete rolante – dirija-se aos Perdidos e Achados ou ao balcão de informações da companhia;
  • Mala danificada – a companhia deve pagar a mala ou o conserto, no entanto, você deverá ter a fatura da mesma;
  • Bagagem não foi colocada no avião – por norma são despachadas no voo seguinte, pelo que é só ir levantá-la no dia seguinte após se ter informado no balcão de informações;
  • Mala aberta – não retire a mala do tapete rolante e chame a polícia para poderem verificar a situação, até porque deve receber uma compensação pelos objetos que desapareceram e até pelo transtorno causado;
  • Artigos de primeira necessidade na mala – a companhia deverá dar-lhe outros ou reembolsar;
  • Bagagem perdida – só ao fim de 21 dias é que uma bagagem é dada como perdida e, se assim for, a companhia é obrigada a pagar um 'x' por quilo, mesmo que estivesse vazia.

Comida de avião

Aquando a reserva da sua viagem faça menção ao que prefere. Obviamente não estamos a falar de algo à vontade do freguês, mas algo como vegetariano, dieta ou outro é possível de ser atendido.

Caso tenha ficado com fome depois da sua refeição, saiba que é possível repetir. Por norma, há sempre comida a mais no avião e por isso, nada como pedir educadamente se é possível ter mais uma dose.