Património Mundial UNESCO, as suas cidades mais famosas - Amalfi, Positano e Ravello - inspiraram durante séculos, artistas como Richard Wagner ou Tennessee Williams.

Uma viagem de carro pela Costa Amalfitana não é para os fracos de coração. As estradas sinuosas, estreitas e demasiado próximas dos penhascos gigantes, poderiam ser motivo bastante para desencorajar os visitantes, mas a verdade é que este trecho da costa sul da Península Sorrentina atrai cada vez mais turistas.

Todos anos a calorosa hospitalidade italiana, a sua cultura vibrante e algumas das vistas mais magníficas do mundo conquistam os mais reticentes, que sempre saem daqui com vontade de regressar.

Se tem curiosidade em conhecer este pedaço de paraíso, não espere mais, aproveite os voos para Nápoles da TAP e embarque numa aventura que com certeza lhe vai deixar muito boas memórias!

Nápoles e Capri

Comece em Nápoles. Reserve alguns dias para conhecer a mais carismática das cidades italianas e visitar as suas principais atrações como o Castel dell'Ovo, a Piazza del Plebiscito, o Palazzo Reale, a Catedral del Duomo e o centro histórico de Nápoles.

Faça um passeio de barco até Capri e, se possível, passe lá uma noite. Hospede-se no J.K. Place, um hotel luxuoso e intimista com uma decoração que parece saída das páginas de uma revista. Assegure-se que faz a reserva com bastante antecedência porque o hotel tem muita procura.

Alugue depois um automóvel e siga até Ravello, via Salerno. No caminho faça uma paragem em Vietri sul Mare, uma vila famosa pelas suas cerâmicas e pelas vistas deslumbrantes que oferece para a impressionante costa.

A estrada até Ravello tem vários miradouros — sendo o de Capo d'Orso o mais conhecido — e circunda as aldeias de Maiori (com a sua praia arenosa) e Minori (que possui ruínas de uma vila romana do século I d.C).

Antes de um cruzamento, perto de Atrani, encontrará duas igrejas que o conduzem para o interior, até Ravello.

Costa Amalfitana: A costa mais charmosa de Itália
créditos: The Travellight World

Ravello

Ravello é uma das cidades mais românticas do sul de Itália. Empoleirada numa encosta íngreme - "mais perto do céu do que do mar", segundo o romancista francês André Gide - é um lugar de rara beleza, com jardins exuberantes, vielas antigas, cantos secretos e um cenário cinematográfico. No seu centro abriga a Villa Rufolo, que hospedou ao longo dos últimos séculos convidados tão ilustres como papas e reis, bem como Richard Wagner, que aqui compôs parte da sua ópera Parsifal.

As vistas dos seus jardins idílicos são magníficas, bem como são as da vizinha Villa Cimbrone.

Se Capri é mais sobre cocktails à beira da piscina e compras nas lojas de grandes marcas italianas, Ravello é mais calmo, mais singular, mais autêntico, mais "Italiano”... E uma cidade italiana que se preze tem sempre uma importante igreja antiga e cheia de arte, por isso, enquanto estiver em Ravello não deixe de visitar o Duomo, na Piazza del Vescovado. Esta catedral, que data do século XI, abriga uma rara porta de bronze do escultor Barisano da Trani e um intrincado púlpito de mármore.

Depois pare num dos cafés da praça, prove um gelado de limão e pratique o seu italiano com os simpáticos habitantes locais.

Em Ravello hospede-se no Belmond Hotel Caruso. Fica localizado no alto de uma colina e tem uma vista para o mar inacreditável. Este antigo palácio do século XI ostenta todos os luxos mundanos que qualquer um poderia desejar. Tem corredores de mármore, salas decoradas com pinturas dos velhos mestres e jardins centenários.

Enquanto lá estiver não deixe de apreciar as roseiras e ervas aromáticas do jardim, relaxar com um bellini à beira da piscina infinita ou explorar a costa no barco de cortesia do hotel.

Costa Amalfitana: A costa mais charmosa de Itália
créditos: PxHere

Amalfi

Saindo de Ravello e voltando para a estrada, continue a conduzir até Amalfi, cidade que juntamente com Veneza, Pisa e Génova, já foi uma das quatro mais poderosas repúblicas marítimas de Itália. Hoje, porém Amalfi é um resort extremamente popular, com muitos cafés, restaurantes e lojas.

Para além do cenário deslumbrante, a principal atração de Amalfi é o Duomo di Sant'Andrea, catedral com uma extraordinária fachada e portas de bronze bizantinas do século XI. Ao lado da catedral encontra-se o Chiostro del Paradiso ou Claustro do Paraíso, cujo tom românico e sombrio é animado por alguns elementos árabes.

Para fugir da agitação, experimente caminhar pelas colinas acima da cidade ou faça um passeio ao longo do Valle dei Mulini (Vale dos moinhos), uma ravina íngreme marcada por vários moinhos de água em ruínas que faziam parte da indústria do papel, pela qual Amalfi ainda é famosa. O pequeno Museo della Carta oferece exibições aos interessados em conhecer um pouco mais sobre este assunto.

Positano e Praiano

Continuando na estrada para oeste a partir de Amalfi, passe pela Grotta dello Smeraldo (gruta da esmeralda) uma caverna marinha de águas esmeraldas luminosas que se pode visitar de barco, elevador ou descendo uns degraus esculpidos na rocha.

Logo depois, a estrada passa pelo Vallone di Furore, um dos desfiladeiros mais impressionantes da costa e que vale a pena explorar a pé, antes de chegar a Praiano ou Positano.

Se optar por ficar em Positano, a vila mais cénica da costa, hospede-se no glamoroso hotel Le Sirenuse ou, se o seu orçamento for mais curto, fique no Hotel Villa Gabrisa, que também não se vai dececionar.

Aproveite a Spiaggia Grande (praia grande) e veja as atrações mais conhecidas de Positano como a Igreja de Santa Maria Assunta e La Grotta di Fornillo.

Costa Amalfitana: A costa mais charmosa de Itália
créditos: The Travellight World

Se escolher Praiano para passar a noite, fique na Casa Angelina, hotel com um design minimalista, esculturas de vidro de Murano e grandes janelas que mostram o que a região tem de melhor: o céu e o mar.

Desça no elevador existente nas rochas até o La Gavitella Beach Club, ou fique no deck do hotel a saborear um limoncello.

Passeie pela costa e pare na Torre a Mare, uma torre medieval construída há mais de 600 anos que hoje abriga o atelier e a galeria de arte do artista Paolo Sandulli. Nas proximidades, encontra a Marina di Praia, uma pequena faixa de praia de seixos aninhada entre dois penhascos imponentes. Pode alugar uma espreguiçadeira por alguns euros ou descansar na doca de pedra de onde é possível mergulhar.

Trattoria da Armandino é uma boa opção para o almoço. Escolha uma mesa a poucos passos da praia e peça uma das especialidades da casa: risotto de limão.

Do porto, é possível alugar um táxi aquático para chegar a pontos de mais difícil acesso como o Da Adolfo, um restaurante conhecido na região por servir um excelente carpaccio de atum e outros pratos preparados sempre com peixe fresco.

Costa Amalfitana: A costa mais charmosa de Itália
créditos: The Travellight World

No Monastero Santa Rosa, um antigo convento convertido em hotel, prove sfogliatella, um doce típico feito segundo a receita tradicional das freiras que habitaram o local e depois dirija-se ao SPA do hotel para uma massagem ou tratamento facial, que pode ser oferecido dentro dos tetos abobadados do edifício histórico ou ao ar livre no jardim privado.

Localizado a apenas quatro quilómetros a leste de Praiano, a pequena vila de pescadores, Conca Dei Marini, também merece uma visita, pela sua praia tranquila e gruta escondida.

Dicas importantes

1. A estrada "Amalfitana", que liga todas as cidades e vilas da Costa, tem muitas curvas e apenas uma faixa em cada direção. Durante o verão é muitas vezes movimentada, por isso conduza sempre com extrema cautela.

2. Evite viajar durante as horas de ponta, especialmente durante a temporada de verão, para não ficar preso no trânsito. Os dias mais críticos são os sábados e domingos por isso tente programar as suas paragens nas cidades e vilas durante esses dias.

3. As scooters e as bicicletas são definitivamente a forma mais conveniente de percorrer a costa em total liberdade, sem se preocupar com o tráfego e com o estacionamento, quase sempre gratuito para veículos de duas rodas. Se forem apenas duas pessoas a viajar, considere alugar uma scooter em vez de um automóvel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.