Com os smartphones, viajar tornou-se mais fácil. Os mapas em papel foram à vida, as fotografias começaram a ser imediatamente partilhadas e arquivadas e bastava ir ao Google Maps para não nos perdermos pelo caminho. E, com a chegada das aplicações, o facilitismo e a simplificação começaram a fazer parte dos nossos hábitos. Estas são as 20 apps que todos os viajantes devem instalar no teu telemóvel:

- Aplicações de guias e mapas

1. A CItyMaps2GO reúne mapas interativos de praticamente todas as grandes cidades do mundo.

2. Está numa cidade estrangeira e não sabe como chegar ao museu que quer visitar ou onde esperam por si para jantar? Depois de instalar a Maps.Me, descarregue antecipadamente o mapa que pretende utilizar para, à posteriori, poder usar o mapa sem os dados abertos.

- Aplicações de estadias

3. Hotel Tonight é a app ideal para quem viaja sem um itinerário definido. Permite realizar reservas de última hora numa ampla lista de hotéis.

4. Hostelworld é uma aplicação que permite encontrar os melhores hostels em mais de 6.000 destinos diferentes.

- Aplicações de utilidades

5. Muito popular, o TripAdvisor define-se como a maior comunidade online de viagens do planeta e reúne dicas, roteiros, hotéis, restaurantes e passeios, além de avaliações de pessoas que já estiveram no local.

6. A app Triplt também é muito usada.Basta reencaminhar os seus emails de confirmação de voos, aluguer de automóveis e hotéis para plans@tripit.com e a aplicação irá organizar automaticamente todos os seus planos de viagem. Quando sair do avião, a aplicação irá ainda fornecer-lhe informações sobre como chegar ao hotel.

7. Se está à procura daquele lugar ideal, SeatGuru pode ajudar. A aplicação permite encontrar os melhores lugares de um determinado voo, procurar bilhetes mais baratos e ler as recomendações de outros utilizadores.

8. Google Goggles é uma enorme base de dados na qual pode consultar quase qualquer coisa, simplesmente ao tirar uma fotografia. Reconhece pinturas, capas de livros e discos, lugares famosos… e até resolve sudokus!

9. A app Wi-Fi Finder rastreia e identifica pontos gratuitos de acesso Wi-Fi em 145 países. É possível fazer a busca por locais próximos a si, por região específica ou tipo de estabelecimento (cafés, bares, restaurantes ou shoppings).

10. Evernote é como um diário de viagem onde pode guardar os seus bilhetes electrónicos, anotações, itinerários a percorrer ou qualquer outro documento que necessite durante a viagem.

Veja na página seguinte: Outras apps que facilitam a vida em viagem

- Aplicações que ajudam a fazer as malas

11. Suitcase, fácil de usar, é a app ideal para os viajantes que exploram a natureza e não se podem esquecer de levar algumas peças essenciais na bagagem.

12. Packing Pro também é uma ajuda preciosa nesta fase. Basta escolher o destino da viagem, a duração da estadia e a aplicação sugere-lhe uma lista de coisas essenciais que precisa de levar.

- Aplicações de cambio

13. Xe Currency é simples e útil. A conversão de euro a dólar ou libra é provavelmente a mais fácil, mas quando viaja para a Ásia ou América do Sul, um conversor de moedas facilita muito os cálculos. Funciona offline.

14. Currency Converter também é das mais usadas. Com esta aplicação, faz a conversão de mais de 180 moedas com taxas de câmbio atualizadas.

15. Smart Coin é um conversor que atualiza as taxas de câmbio e que permite acesso no modo rápido às suas preferidas.

- Aplicações de tradução

16. Google tradutor é o companheiro de viagem perfeito. Só tem que falar e a aplicação faz a tradução por si. Também pode escrever utilizando o teclado ou diretamente com o dedo no ecrã. Não precisa de estar online.

17. Duolingo é uma aplicação que torna fácil a aprendizagem de uma nova língua estrangeira. É gratuita, não tem fins lucrativos e na sua base estão contribuições de pessoas espalhadas pelo mundo.

- Aplicações de voos

18. Muito usada por adeptos de viagens, a app eDreams ajuda a encontrar ótimas ofertas de voos e estadias.

- Aplicações de meteorologia

19. Living Earth, Clock & Weather, eleita pela própria Apple uma das melhores aplicações para iOS, esta app mostra a terra em tempo real.

20. Se não resiste a consultar a meteorologia antes de ir em viagem para programar a roupa e o calçado que deve levar, a AccuWeather é uma das aplicações móveis que deve consultar. Muito intuitiva e fácil de usar, é a preferida de milhares de utilizadores.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.