Quando é que começámos a enterrar os nossos mortos? Quando começámos a caminhar eretos? Duas, entre as dezenas de perguntas a que Jürgen Kaube, alemão, escritor na área da divulgação científica, responde no seu mais recente título “As Origens de Tudo” (edição da Desassossego).

Qual detetive do tempo, o autor do presente título livro, refuta, reavalia muitos dos factos históricos que temos como adquiridos. Traz-nos, por exemplo, resposta para um porquê com centenas de milhares de anos: Porque levou o homem incontáveis gerações até inventar a roda? Ela não existe na natureza? Olhemos para o Sol. Na perspetiva de Jürgen não é assim tão fácil. E substancia no seu livro.

Numa linguagem acessível, Jürgen detém-se nos primórdios da cozinha, da fala, da língua, da religião, da arte, da agricultura, da música, entre outros pilares da caminhada humana.

Uma obra onde o autor, para contextualizar a abertura dos capítulos, reabilita citações como a do filósofo Paul Valéry: “Quando um cão pisteiro hesita entre dois caminhos, ele volta para junto dos Homens. Pensa…parece querer dizer-lhe: ´Que isto é um assunto teu`”. Dá-nos matéria para pensar.

Jürgen Kaube iniciou a sua carreira na Universidade de Bielefeld, na Alemanha, antes de se juntar à equipa editorial do Frankfurter Allgemeine Zeitung, no mesmo país. Em 2012 foi reconhecido publicamente “Science Writer of the Year” pela Medium Magazine e em 2015. Recebeu o “Ludwig Börne Prize”.

PASSATEMPO

Para ganhar um dos dois livros que estamos a oferecer terá de responder acertadamente às duas perguntas que deixamos.

O passatempo decorre até às 23h59 do dia 23 de maio de 2019.

APENAS AS PARTICIPAÇÕES QUE INCLUAM OS DADOS SOLICITADOS SERÃO CONSIDERADAS. Se tiver alguma dúvida poderá enviar um mail para sapolifestyle@telecom.pt. Não serão respondidas a dúvidas na caixa de comentários.

Cada participante pode concorrer uma única vez. As segundas participações recebidas não serão tidas em linha de conta.

Os vencedores serão anunciados a 24 de maio de 2019 a partir das 11h00.

Boa sorte!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.