Já imaginou Maria a beber um café do Starbucks enquanto tirava uma selfie com José e o menino Jesus? Ou os três Reis Magos de skinny jeans e óculos de sol, em cima de segways com presentes da Amazon debaixo do braço? Se acha que se trata de uma piada, desengane-se.

O ‘Presépio Hipster’ é o mais recente lançamento da Modern Nativity, uma empresa americana, que teve a ideia de lançar uma versão mais moderna e atualizada do tradicional presépio de Natal.

“Este produto começou durante uma happy hour com os meus amigos”, explicou o fundador da empresa Casey Wright em entrevista ao site Mashable. “Depois de algumas cervejas, começámos a brincar com o facto de como as religiões seriam diferentes se as escrituras sagradas tivessem sido criadas nos tempos modernos.”

Da ideia à criação, foram dois passos. Após terem um esboço daquilo que pretendiam fazer, encomendaram o presépio a uma empresa especializada em figuras e que acabou por fabricar o produto final.

Para além do estábulo com painéis solares e da manjedoura, o presépio inclui nove figuras totalmente pintadas à mão. Apesar de estar a ser um sucesso de vendas na loja online, Wright explica que este é um produto que tem gerado alguma polémica por parte dos clientes mais conservadores.

“Depressa nos apercebemos que este produto é polarizante” refere. “Tanto é visto como ‘Hilariante, preciso de um’ ou ‘Isto é um sacrilégio, espero que ardam no inferno’ e não há meio termo entre estes dois extremos.”

Polémicas à parte, o ‘Presépio Hipster’ pode ser adquirido online por cerca de 121 euros.