Arrendar casas particulares é a nova tendência dos turistas nacionais. Segundo um estudo realizado pela HomeAway – líder mundial no arrendamento de alojamentos para férias online – há cada vez mais portugueses a trocar os tradicionais hotéis pelas casas arrendadas.

Só este ano, o número de reservas nacionais efetuadas através do portal aumentaram 36% face ao verão passado. Um dado nada surpreendente se tivermos em conta que, só este ano, 91% dos portugueses vão fazer férias em Portugal.

Mas que tipo de turistas nacionais é que procuram este tipo de alojamento? “Os alojamentos particulares para férias são muito procurados por famílias e grupos de amigos, que procuram reduzir custos durante as estadias, beneficiando das comodidades de um alojamento local, como se estivessem na sua própria casa. Esta modalidade de arrendamento seduz cada vez mais turistas estrangeiros e portugueses, pois permite preparar as refeições em casa, escolher a tipologia do alojamento, um apartamento na cidade ou uma vivenda com piscina e partilhar as despesas das férias entre todos os veraneantes. De uma forma geral, uma estadia num alojamento para férias, nos destinos privilegiados pelos portugueses é 50% mais económico do que uma estadia equivalente numa unidade hoteleira”, refere Sofia Dias, responsável pela HomeAway para o mercado português.

Tendo em conta que o dinheiro é uma preocupação para muitos portugueses, grande parte das famílias optam por fazer férias perto da sua área de residência, poupando em combustível e portagens.

Em relação aos destinos nacionais mais procurados para as férias, a região do algarve e centro mantém-se no topo das preferências dos portugueses. Já em termos de localidades, o top 5 é composto por Albufeira, Loulé, Portimão, Tavira e Vila Real de Santo António. Nesta época do ano, cada família pretende, em média, ficar fora de casa 8 dias.

Quando são os portugueses a fazer férias no estrangeiro, a verdade é que grande parte prefere não se afastar muito de terras lusas, uma vez que Espanha, Itália, França e Itália são os destinos que registaram mais pedidos de reserva durante esta época.

Mas se por um lado há muitos portugueses a ficar em Portugal este ano, por outro há cada vez mais estrangeiros a deixar o seu país e viajar até terras lusas. Baseado no número de reservas efetuadas no portal, Portugal é este verão o destino estrangeiro de eleição para os turistas espanhóis, apesar dos ingleses, alemães, franceses, holandeses e italianos também não prescindirem de fazer férias no nosso país.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.