À semelhança do que já sucede na estação ferroviária de São Bento, no Porto, onde em meados de 2017 foi inaugurado o The Passenger Hostel, também a de Santa Apolónia vai ter uma unidade hoteleira. O futuro hotel, com abertura prevista para 2021, terá 120 quartos, representa um investimento de 12 milhões de euros e vai ser construído pela empresa Sonae Capital, que já confirmou o avanço do projeto em comunicado.

"Foi adjudicada à sua participada The House Ribeira Hotel - Exploração Hoteleira, SA a subconcessão para instalação e exploração de uma unidade hoteleira no edifício da estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa, no âmbito do concurso lançado pelo IP Património - Administração e Gestão Imobiliária, SA", refere o documento enviado pela companhia à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Canção de Iggy Pop inspira nome do novo hostel do Porto
Canção de Iggy Pop inspira nome do novo hostel do Porto
Ver artigo

O contrato que assegura a concessão por um período de 35 anos ainda não foi assinado mas as obras podem avançar ainda no decorrer de 2019. "O modelo do concurso em questão pressupõe o investimento necessário à reabilitação e [à] adaptação do edifício", esclarece ainda a empresa. "As condições da subconcessão, considerando as rendas contratualizadas e o investimento referido, são atrativas face aos valores de arrendamento disponíveis para [as] unidades hoteleiras em Lisboa", considera a administração da Sonae Capital.

"Os dois primeiros anos [estão] isentos do pagamento de rendas", esclarece ainda a companhia, que gere atualmente sete unidades hoteleiras. A abertura daquela que deverá ser a oitava está prevista para o segundo semestre de 2021. Além do Porto Palácio Hotel, do The House Ribeira Hotel e do The Artist Porto Hotel & Bistro no Porto, a empresa cotada detém também atualmente o Aqualuz Tróia e o Tróia Residence, em Tróia.